A Stellantis comprou a estruta de inteligência artificial da cloudMade com o objetivo de desenvolver o STLA SmartCockpit.
A CloudMade é uma empresa conhecida pelas suas soluções automóveis inteligentes e inovadoras baseadas em grandes volumes de dados. A aquisição agora anunciada inclui a estrutura de inteligência artificial (IA), modelos de aprendizagem automática, e direitos de propriedade intelectual e patentes da CloudMade.
Impulsionando o STLA SmartCockpit
Esta aquisição estratégica irá apoiar o desenvolvimento a médio prazo do STLA SmartCockpit, um componente chave na estratégia de software da Stellantis delineada no plano “Dare Forward 2030”. A estrutura baseada em IA da CloudMade, com interfaces gráficas integradas, tem sido um ponto de referência na transformação da experiência do utilizador no automóvel e na mobilidade ao longo da última década.
Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis, expressou o seu entusiasmo pela aquisição, afirmando que as capacidades pioneiras de IA da CloudMade irão acelerar o desenvolvimento do STLA SmartCockpit.
“A aquisição das capacidades pioneiras de IA da CloudMade acelerará o nosso percurso de desenvolvimento no STLA SmartCockpit e ajudar-nos-á a cumprir as nossas metas definidas no plano ‘Dare Forward 2030’”, afirmou Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis. “Graças a essa tecnologia adaptável e aproveitando o nosso crescente parque de veículos conectados, criaremos soluções de mobilidade inteligentes mais rapidamente e com maior flexibilidade, de modo a encantar os nossos clientes com a personalização das experiências integradas nos veículos e nas comunicações móveis.”
Como parte da aquisição, 44 engenheiros e programadores de software da CloudMade, especializados no desenvolvimento de tecnologia de IA, irão juntar-se à Stellantis. Jim Brown, fundador e CTO da CloudMade, garantiu que “a equipa está entusiasmada por aprofundar a sua relação de trabalho com a Stellantis, de modo a trazerem novas funcionalidades para os cockpits dos veículos.”
Maximizando o Valor dos Dados
A arquitetura da estrutura da CloudMade permite maximizar o valor dos dados utilizando três abordagens de aprendizagem: aprendizagem personalizada, aprendizagem de frotas e aprendizagem por coortes.
A aprendizagem personalizada prevê o comportamento de um indivíduo num determinado contexto; a aprendizagem de frotas utiliza dados de sensores em dispositivos para detetar e partilhar características do mundo real; e a aprendizagem por coortes combina dados do mundo real com dados de conjuntos de pessoas agrupadas, distinguidas por atributos.
A tecnologia de software da CloudMade irá apoiar a estratégia da Stellantis no desenvolvimento de produtos de mobilidade inteligente e melhorar a experiência global do cliente com funcionalidades personalizadas.
Os serviços e produtos incluirão manutenção e diagnóstico preditivos, experiências personalizadas a bordo, assistente de voz específico Stellantis, experiência móvel otimizada e comandos remotos, e navegação e cartografia avançadas.
Outros artigos interessantes: