A MB Way, a italiana Bancomat e a espanhola Bizum assinaram um acordo de interoperabilidade que permita a utilização das respetivas aplicações nos três países.
MB WAY, BANCOMAT Pay® e BIZUM, que oferecem pagamentos P2P e P2B, são utilizados por 42,7 milhões de pessoas. Em 2023, foram realizados impressionantes 1,47 mil milhões de pagamentos nos três países.
Três gigantes dos serviços de pagamentos móveis – SIBS (MB WAY) de Portugal, BANCOMAT da Itália e BIZUM da Espanha – uniram forças ao assinar uma Carta de Intenções para implementar a interoperabilidade entre si. O objetivo é permitir que utilizadores realizem pagamentos instantâneos, simplificados e seguros, utilizando os seus telemóveis nos três países.
Desenvolvimento de um mercado pan-europeu de pagamentos Forte
Em busca de fortalecer o mercado de pagamentos pan-europeu, esta parceria visa estabelecer a interoperabilidade entre as soluções de pagamento existentes. A iniciativa tira partido das normas de pagamento instantâneo SEPA e das melhores práticas em pagamentos móveis. O acordo pretende interligar as três principais soluções de pagamentos confiáveis em cada país, com possibilidade de envolver outras soluções europeias em fases subsequentes.
Cooperação para Interoperabilidade P2P em 2024
Com o foco na interoperabilidade P2P em 2024, este acordo estabelece os princípios de cooperação entre MB WAY, BANCOMAT Pay® e BIZUM, delineando um caminho a ser seguido por outros métodos de pagamento no futuro.
Para Madalena Cascais Tomé, CEO do grupo SIBS, “com este acordo, estamos a dar um passo importante para alcançar a interoperabilidade entre o MB WAY e as principais soluções de pagamento móvel europeias. Esta parceria vai permitir aos nossos utilizadores em Portugal enviar e receber dinheiro instantaneamente de/para um número de telemóvel espanhol ou italiano, de forma cómoda e segura”.
“Acreditamos que a interoperabilidade entre as soluções europeias de pagamentos móveis desbloqueia o potencial dos pagamentos imediatos na SEPA e estabelece as bases para pagamentos pan-europeus verdadeiramente eficientes e inovadores”, acrescentou
Por sua vez, Oscar Occhipinti, CMO do BANCOMAT S.p.A., enfatiza que o acordo permitirá transações entre clientes italianos, espanhóis e portugueses, impulsionando a criação de uma rede alternativa pan-europeia, e Ángel Nigorra, CEO da Bizum, aponta a importância da interoperabilidade para criar uma solução que atenda às necessidades de pagamento dos cidadãos europeus, visando oferecer um método simples, conveniente, seguro e universal para transações do quotidiano.
Essa iniciativa promete moldar o futuro dos pagamentos móveis, respondendo às crescentes expectativas dos utilizadores europeus.
Outros artigos interessantes: