Hoje em dia parece que conseguimos encontrar Chatbots IA debaixo de qualquer pedra, com opções como o ChatGPT, Google Bard, Claude AI e Jasper Chat a ganhar grande popularidade. Ainda que continuem a desenvolver e melhor o Bard, a Google parece estar a preparar uma nova surpresa para os utilizadores dos smartphones Pixel.
Segundo avança o site 9to5Google, a gigante de Mountain View está a trabalhar no desenvolvimento de uma nova assistente virtual que irá tirar proveito dos grandes avanços alcançados no universo da inteligência artificial pelo Gemini. Ainda não se sabe ao certo como é que será feita esta implementação, sendo que poderá ser uma troca completa da Google Assistant. Sabemos apenas que esta nova assistente virtual, Pixie, deverá ser exclusiva para os smartphones Pixel.
Como vai funcionar a Pixie nos smartphones Google Pixel?
Ao que parece, a Pixie será uma versão muito mais personalizada da já existente Google Assistant, utilizando informação dos vários produtos da Google (Maps, Gmail, PEsquisa, Classroom, Meet, etc.) para elevar toda a experiência de utilização para um patamar muito mais elevado.
A Pixie irá conseguir realizar tarefas complexas onde combinará o tratamento de imagens, texto, voz, e números para completar uma determinada ação. Estas novas capacidades poderão alterar por completo a forma como utilizamos os smartphones para realizar tarefas básicas do dia a dia. Por exemplo, se precisares de encontrar um determinado produto no supermercado, podes apenas tirar uma foto do produto que tens em casa, e pedir à Pixie para te dizer em que loja está disponível.
Relembro que ainda na semana passada a empresa anunciou o Gemini Nano 1.0 para o Bard, prometendo que as próximas versões do Gemini irão conseguir desbloquear um novo mundo de possibilidades já em 2024.
Continuamos a assistir a uma verdadeira revolução no que respeita a ferramentas de inteligência artificial disponibilizadas para o público e, com o avanço exponencial dos últimos meses, podemos apenas sonhar com as novidades que chegarão às pontas dos nossos dedos durante o próximo ano.
Outros artigos interessantes: