A Oppo e a Nokia já travavam uma batalha em tribunal na China há mais de dois anos, com a fabricante finlandesa a acusar a rival chinesa de ter quebrado várias das suas patentes relacionadas com a utilização de tecnologia 5G.
O tribunal chinês chegou finalmente a uma decisão final, dando razão à Oppo, que durante o processo se mostrou disposta a pagar entre $0.707 e $1.151 por unidade, conforme o mercado em questão.
Este poderá revelar-se como uma caso muito importante para o futuro da indústria dos smartphones, pois é a primeira vez em que são aplicadas taxas específicas por mercado para royalties de patentes essenciais. Segundo a Oppo, poderá mesmo servir como precedente em futuras discussões em áreas relacionadas, como IoT e carros inteligentes.
Como é que a Nokia reagiu à vitória da Oppo
A Nokia é uma das principais detentoras de patentes 5G em todo o mundo, e como seria de esperar, irá recorrer desta decisão. Numa primeira instância, a fabricante realça que esta decisão é apenas válida e aplicável no contexto jurídico chinês, continuando confiante na sua posição face aos restantes mercados internacionais.
Esta é uma batalha que está a decorrer em inúmeros países em todo o mundo, existindo alguns que já demonstraram apoio à posição da Nokia.
A batalha entre a Nokia e a Oppo é realmente importante, podendo acabar por moldar a forma como o licenciamento de patentes é feito, assim como alterar a dinâmica competitiva neste setor de mercado.
Outros artigos interessantes: