Milhares de crianças do Porto estão a ser adicionadas a grupos do WhatsApp onde são partilhados conteúdos violentos e de cariz sexual. A PSP está no terreno
A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a tomar medidas proativas para proteger os estudantes na Área Metropolitana do Porto de serem expostos a conteúdos inapropriados em grupos do WhatsApp.
Ameaça nas redes sociais
A PSP descobriu que números de telemóvel de alunos estão a ser adicionados a grupos do WhatsApp onde são partilhados conteúdos de cariz sexual e de violência. Esta situação levou a PSP a alertar a comunidade escolar sobre a ameaça e a fornecer conselhos de segurança para uma utilização correta das redes sociais.
PSP recolhe informação e aconselha
O Comando Metropolitano do Porto, através das equipas do programa Escola Segura, está a contactar proativamente os agrupamentos escolares da Área Metropolitana do Porto. O objetivo é recolher informações e difundir conselhos de segurança para uma correta utilização das redes sociais.
“O Comando Metropolitano do Porto, através das equipas do programa Escola Segura, proativamente, estão a contactar os agrupamentos escolares da Área Metropolitana para recolha de informações e difusão de conselhos de segurança para uma correta utilização das redes sociais”, afirma a polícia em resposta escrita aos jornalistas
Reação das escolas e associações de pais
Várias escolas e associações de pais já emitiram alertas e avisaram as autoridades sobre a situação. As associações de pais estão também a enviar mensagens por WhatsApp aos encarregados de educação para alertar para a situação.
“Como alguns de vós já se terão apercebido, surgiu um evento WhatsApp em formato de dois grupos (pelo menos) com o título: ‘Bora bater o record de mais pessoas no grupo!’ e ‘Add everyone you know’. Rapidamente muitos dos nossos filhos foram integrados nesse grupo”, lê-se numa das mensagens onde são dadas instruções para que as crianças não sejam expostas a este tipode conteúdos.
Prevenção e Segurança
A melhor forma de evitar contactos indesejados é selecionar quem pode e quem não pode interagir connosco. As definições do WhatsApp permitem bloquear convites de desconhecidos. Basta ir ao menu ‘Grupos’ e autorizar apenas ‘Os Meus Contactos’ a convidarem-me para grupos de conversação. A partir daí, o utilizador deixa de receber convites de pessoas que não estejam na sua lista telefónica.
Outros artigos interessantes: