Cuidados com a higiene e preservação de eletrodomésticos são alguns exemplos
No meio da rotina corrida, muitas pessoas não percebem pequenos hábitos que podem influenciar em diferentes aspectos. Desde delimitar o tempo de uso de um ar-condicionado split até fazer a troca de roupa de cama regularmente, existem recomendações a respeito do que é certo e errado sobre cada uma dessas atividades.
Claro que cada pessoa possui sua própria maneira de organizar a casa, cuidar da higiene e consumir produtos, mas muitos desses hábitos acabam sendo comuns entre elas. Confira, a seguir, seis desses hábitos de rotina que, embora possam ser adaptados, possuem um modo mais adequado na hora de serem executados.
- Manter o ar-condicionado ligado por longos períodos
Com ondas de calor cada vez mais frequentes, o ar-condicionado se torna um item essencial dentro de casa, em espaços de trabalho e até mesmo em ambientes como transporte público. Mas será que é certo deixar o ar-condicionado sempre ligado? A resposta é depende. Hoje, muitos aparelhos possuem autorregulagem, economizando energia em períodos fora de uso.
Em ambientes totalmente fechados, deixar o aparelho ligado constantemente pode favorecer crises alérgicas e respiratórias, principalmente quando a limpeza e manutenção do ar-condicionado não é realizada com frequência. O ideal é manter o aparelho ligado para climatizar o ambiente, por exemplo na hora de dormir, e desligá-lo durante o sono.
- Usar toalha mais de três vezes seguidas
Em dias extremamente quentes, é comum que as pessoas tomem mais de um banho, a famosa ducha refrescante. Especialistas recomendam que uma pessoa não use a mesma toalha por mais de três vezes seguidas, mesmo que ela tenha sido exposta ao sol ou ambiente externo para secar e ventilar.
Isso porque, mesmo que o corpo esteja limpo, a humidade e o contato com microrganismos do ar podem favorecer o acúmulo de bactérias e fungos. Ou seja, no fim do dia, a sua toalha usada pela manhã e à tarde pode não estar tão limpa assim, tendo o efeito contrário para o banho antes de dormir.
- Abrir a geladeira muitas vezes em um curto intervalo de tempo
Quem nunca abriu a geladeira no meio da noite e ficou observando as prateleiras, enquanto decide o que consumir? Outro hábito bastante comum é, ao cozinhar, abrir a geladeira cada vez que for pegar um alimento necessário para a receita. Nesse caso, o recomendado é tirar de uma só vez tudo que será consumido, retornando os itens para a geladeira após o uso.
Isso evita que a geladeira aumente o gasto de energia elétrica, principalmente em dias quentes, em que o eletrodoméstico precisa compensar a entrada de ar quente pela abertura seguida da porta.
- Guardar calçados recém-usados
Em países asiáticos, é normal deixar calçados utilizados na rua, do lado de fora da casa. Durante a pandemia, muitas pessoas adotaram esse hábito, mas outras acabam entrando com os calçados, mesmo deixando no hall de entrada. Após usados, o ideal é que os calçados sejam higienizados nas solas, tomando um ar antes de serem armazenados em armários e outros ambientes fechados.
- Tomar banho várias vezes ao dia
Não há nada de errado em tomar um banho rápido várias vezes ao dia para refrescar. Porém, é necessário prestar atenção ao uso de sabonetes e esponjas e à temperatura da água. O uso de sabonetes em excesso pode remover a camada de proteção natural da pele, favorecendo irritações e alergias.
Quanto à temperatura, o ideal é que a água não esteja tão quente, a ponto de causar irritação, ressecamento e até mesmo queimaduras, e nem tão fria, causando um choque ao entrar em contato com ambientes mais quentes. Na dúvida, em vez de água e sabão use lenços humedecidos para higienizar áreas que receberam produtos, como desodorizantes, cremes e medicamentos.
- Guardar escova de dentes fora do armário
Cada banheiro possui uma configuração, pensada ou não, de acordo com o espaço disponível no ambiente. Muitas pessoas deixam a escova de dentes em cima da pia ou do gabinete do banheiro, mas, mesmo protegida com porta-escova, o ideal é que ela seja armazenada dentro de um armário, protegida do ambiente.
Isso porque o banheiro é um ambiente naturalmente propício para microrganismos, e a humidade do ar proveniente do vapor do chuveiro, ao entrar em contato com a escova, pode favorecer o surgimento de fungos.
Outros artigos interessantes: