O mais recente relatório publicado pela Canalys confirmou que no final do 3º trimestre de 2023 a Samsung mantem-se como a líder no mercado dos smartphones. Além disso, é importante realçar que a fabricante sul-coreana conseguiu mesmo aumentar a distância face a uma das suas principais rivais, a Apple.
Ainda que a sua liderança pareça assegurada para um futuro próximo, é fácil de perceber uma vez mais que as vendas de smartphones continuam numa tendência decrescente, com várias fabricantes a perderem quota de mercado relativamente ao ano passado.
No 3º trimestre de 2022 a Samsung detinha uma quota de 22%, baixando para 20% em 2023. Já a Apple viu a sua quota cair dos 18% para os 17%, e a Oppo dos 10% para os 9%. Curiosamente, apenas a Xiaomi manteve uma quota idêntica, mantendo-se nos 14%.
Mercado continua em queda, mas dá sinais de recuperação
Durante os últimos anos o mercado dos smartphones sofreu uma queda considerável por diversos motivos. Agora, apesar de ainda ter apresentado um quebra de 1% face ao ano passado, a Canalys confirma que já começamos a ver indícios de recuperação.
No caso da Samsung, a crescente popularidade dos seus smartphones dobráveis, como por exemplo o Galaxy Z Fold 5 e o Galaxy Z Flip 5, têm ajudado também a que se mantenha sem grandes problemas no topo. Por sua vez, também a Apple tem conseguido usufruir dos números positivos alcançados pela linha iPhone 15.
Será interessante ver como o mercado irá evoluir com o chegar de mais uma época natalícia, altura em que os utilizadores têm por hábito comprar novos dispositivos.
Outros artigos interessantes: