O serviço de robotaxi Cruise suspendeu a atividade nos EUA depois de uma série de incidentes e acidentes.
A decisão da Cruise surge apenas três deias depois de o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) ter revogado a licença do serviço de robotáxi da Cruise, uma empresa da General Motors
A decisão foi tomada após a determinação de que os carros autónomos da empresa, que recentemente começaram a transportar passageiros em São Francisco, representam uma ameaça à segurança.
Suspensão por tempo indeterminado
A suspensão do serviço de robotáxi da Cruise é por tempo indeterminado. Esta decisão surge apenas dois meses após a Comissão de Serviços Públicos, outro regulador estatal, ter autorizado a expansão do serviço para operar 24 horas por dia em São Francisco.
Protestos e preocupações
A aprovação para a expansão foi concedida apesar dos protestos de vários grupos, incluindo a polícia e os bombeiros. Estes grupos afirmaram que os veículos autónomos estavam a obstruir o trânsito em situações de emergência durante a fase de testes.
Incidentes e acidentes com veículos robotáxi
A suspensão ocorre após uma série de incidentes envolvendo os robotáxis da Cruise. As preocupações aumentaram quando um robotáxi atropelou um peão que já tinha sido atingido por outro veículo. O robotáxi parou, deixando o peão debaixo de um dos seus pneus.
Resposta da Cruise
Em resposta à suspensão, a Cruise confirmou que interrompeu as suas operações de robotáxi em São Francisco. A empresa está a cooperar com os reguladores estatais e federais na investigação do acidente ocorrido no dia 2 de outubro. A Cruise afirmou que os seus engenheiros estão a analisar o acidente e a trabalhar em melhorias para responder a “este tipo de evento extremamente raro”.
Agora, apenas 3 dias depois, a Cruise opta por suspender todo o serviço nos Estados Unidos, afirmando que tal decisão não tem nada a ver com os acidentes registados.
Numa publicação na X, a Cruise afirma: “Decidimos suspender proactivamente as operações sem condutor em todas as nossas frotas, enquanto analisamos os nossos processos, sistemas e ferramentas e refletimos sobre a melhor forma de operar de modo a merecer a confiança do público.”
Outros serviços de Robotáxi
Enquanto o serviço da Cruise está suspenso em todo o país, em São Francisco, o robotáxi da Waymo continua em operação. A Waymo, que começou como um projeto secreto dentro da Google há mais de uma década, tem operado um serviço de robotáxi em Phoenix nos últimos três anos.
Outros artigos interessantes: