Já há algum tempo que os preços dos smartphones topo de gama sobem vertiginosamente a cada ano que passa, e tudo indica que essa subida não se irá ficar por aqui. Além dos vários componentes que sofrem grandes evoluções, tal como as câmaras e bateria de um smartphone, o seu processador é um dos principais responsáveis para o preço final dos dispositivos.
Durante a Snapdragon Summit 2023, que se realiza no Havai, a Qualcomm revelou que o seu próximo processador (a.k.a Snapdragon 8 Gen 4) será alimentado por núcleos Oryon CPU personalizados.
Claro que ainda é muito cedo para se saberem detalhes sobre o que estes núcleos poderão trazer no que respeita a novas funcionalidades e nível de desempenho, mas uma coisa foi confirmada, tornarão o Snapdragon 8 Gen 4 consideravelmente mais caro.
A confirmação foi dada por Chris Patrick, Vice-Presidente da Qualcomm, respondendo que a utilização dos Oryon CPU no seu próximo processador irá aumentar os seus custos de produção.
Também não é com grande surpresa que não esperamos ver as fabricantes absorver este aumento no preço dos processadores para os seus smartphones topo de gama em 2025. Por isso, tal como de costume, irá caber ao consumidor final arcar com este aumento de preço.
Comprar um smartphone topo de gama em 2025 vai fazer um buraco na tua carteira
Para já, ainda não sabemos valores concretos sobre este aumento de preço já confirmado, mas se o juntarmos às restantes evoluções tecnológicas que por sua vez irão também custar mais dinheiro, o cenário não é muito promissor para a tua carteira.
Não parece restar grandes dúvidas que, se estiveres a ponderar comprar um smartphone topo de gama sem queimar a carteira, 2024 poderá ser a tua última oportunidade.
Obviamente que terás sempre a alternativa de optar por um topo de gama com um processador MediaTek, que habitualmente oferecem preços mais acessíveis, mas existe também a possibilidade destes seguirem também esta tendência.
Outros artigos interessantes: