A InPost, empresa do sector de logística especializada em entregas não-domiciliárias, obteve a certificação ISO 14001:2015. Esta certificação, reconhecida internacionalmente, é um reflexo dos esforços empreendidos pela empresa para desenvolver um modelo de entrega mais sustentável.
Nicola D’Elia, CEO da InPost para Espanha, Portugal e Itália, expressou que esta certificação espelha os valores centrais da InPost: eficiência e sustentabilidade. Segundo D’Elia, esta norma ISO constitui a essência e a razão de ser da empresa.
A Norma ISO 14001:2015 e a sustentabilidade
A norma ISO 14001:2015 proporciona um framework que auxilia as entidades certificadas a alinhar suas atividades e operações comerciais com o cuidado ambiental, sem descurar das necessidades económicas e sociais nas áreas onde operam.
D’Elia reconhece esta certificação como uma das mais significativas, especialmente num contexto de crise climática que demanda ações concretas, tangíveis e mensuráveis por parte das empresas, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono e promover operações mais sustentáveis.
Objectivo: Net Zero até 2040
A InPost ambiciona alcançar a neutralidade de carbono até 2040. Para tal, a empresa tem implementado várias mudanças nos seus processos operacionais ao longo dos anos. Entre as mudanças, destacam-se a renovação da frota de veículos por modelos mais sustentáveis e a redução no uso de embalagens e plásticos.
Programa Label-Free Shipping
Recentemente, a InPost lançou o programa Label-Free Shipping, uma iniciativa que elimina a necessidade de impressão de etiquetas de papel para o envio ou recebimento de encomendas. Segundo D’Elia, estas ações, apesar de simples, quando combinadas, alteram completamente o modelo de negócio, tendo um impacto positivo na sociedade e envolvendo toda a cadeia de valor.
Estudo South Pole: Redução de Emissões
Conforme um estudo da organização South Pole sobre entregas de última milha, o modelo de entrega não-domiciliária da InPost resulta em menos 146 gramas de emissões de CO2 por entrega quando comparado com o modelo tradicional porta-a-porta. No modelo tradicional, são emitidas 229 gramas por entrega, enquanto o modelo não-domiciliário da InPost emite 83 gramas.
Este modelo, através da rede Ponto Pack e dos ‘lockers’ da InPost, permite otimizar as rotas de entrega, reduzindo o número de viagens necessárias. Adicionalmente, os utilizadores tendem a escolher pontos de entrega próximos da sua residência ou local de trabalho, muitas vezes deslocando-se a pé ou de bicicleta para recolher as suas encomendas, minimizando assim o impacto ambiental da chamada viagem de última milha.
D’Elia sublinha que tanto o estudo da South Pole quanto a certificação ISO 14001:2015 reforçam o compromisso da InPost com um modelo de compras online mais sustentável.
Este reconhecimento eleva a InPost a um patamar de responsabilidade e compromisso ambiental, alinhado com as exigências contemporâneas para uma atuação empresarial mais consciente e sustentável.
Mais informações sobre a InPost no site oficial
Outros artigos interessantes: