Viajar é uma experiência enriquecedora que abre horizontes e proporciona o contato com novas culturas, paisagens e pessoas. Contudo, também está sujeito a inconvenientes como as elevadas emissões de gases para a atmosfera ou até mesmo os voos atrasados ou cancelados. Quando estes imprevistos acontecem os planos são bastantes prejudicados e muitas vezes até podem causar despesas inesperadas.
Uma das empresas que se tem destacado a nível de tecnologia é a Easyjey. A easyJet anunciou recentemente quer iria fazer um investimento de vários milhões de euros em software de topo para implementar em toda a sua frota de aviões. Este investimento permitirá à companhia aérea alcançar reduções substanciais e permanentes nas emissões de carbono a curto prazo, otimizando as descidas dos seus aviões. Além deste vasto investimento no desenvolvimento tecnológico tem ainda a vantagem de as companhias aéreas europeias estarem obrigadas por lei a indemnizar os passageiros em casos de atraso de voo, desde que os mesmos não se devam devido a “circunstâncias extraordinárias”. Portanto deve estar ciente dos seus direitos para procurar a devida indemnização Easyjet para minimizar os impactos destes inconvenientes. Todas as companhias aéreas têm que respeitar os direitos dos passageiros o que faz com que seja importante saber não só os seus deveres como os direitos
Após se preparar para os imprevistos convém preparar-se para a viagem em si. À medida que a tecnologia vai evoluindo, várias ferramentas têm surgido para tornar as viagens mais prazerosas e menos stressantes. Aqui, exploraremos algumas das mais interessantes para quem ama viajar.
1. Apps de Viagem
Aplicações como o Google Maps, TripAdvisor e Skyscanner são obrigatórias quando o assunto é viajar. Com elas consegue obter informações atualizadas sobre acomodações, voos, pontos turísticos e até GPS, além de conseguir procurar as opiniões de outros viajantes sobre o local que deseja visitar, o que o ajudará quando estiver a fazer o plano da sua viagem, sabendo o que vale a pena ou não visitar e se existem promoções.
2. Tradutores
O Google Translate ou DeepL são aplicações que traduzem no momento. Pode escrever, ditar e, com a aplicação do Google, até apontar a câmera do seu telemóvel para o texto pretendido e terá a tradução em questão de segundos. Dessa forma será muito mais fácil comunicar em locais onde não está familiarizado com o idioma eliminando qualquer receio que possa impedi-lo de fazer a sua viagem de sonho.
3. Bagagem Inteligente
Optar por uma mala inteligente é uma boa opção, hoje já consegue encontrar malas com tecnologias de rastreio, balanças embutidas e portas USB que são muito úteis para carregar os seus dispositivos. Dessa forma pode estar descansado pois os seus bens estarão protegidos e caso tenha algum problema com a sua bagagem como um extravio pode também utilizar o rastreador para perceber onde ela se encontra.
4. Câmeras de Ação e Drones
Se desejar tirar fotos e vídeos de perspectivas e ângulos únicos é imprescindível levar consigo uma action cam, como uma GoPro ou um drone com uma boa qualidade de vídeo.
5. Realidade Virtual e Aumentada
Aplicações com a funcionalidade de realidade aumentada fornecem informações e curiosidades únicas sobre pontos turísticos simplesmente por apontar o seu smartphone naquela direção. Já com a realidade virtual pode “visitar” os locais remotamente já se familiarizando com o seu destino mesmo antes de sair de casa. Muitos locais também utilizam museus com realidade virtual para sentir sensações únicas, como voltar à era medieval.
6. Wi-Fi Portátil
Com um Wi-Fi portátil terá acesso à internet em qualquer lugar do mundo, podendo dessa forma descansar pois estará sempre conectado sem ter de procurar uma rede de Wi-Fi pública numa estação de serviço ou pagar valores elevados por um serviço de roaming.
7. Wearables
Dispositivos wearables como smartwatches podem servir como guias de viagem pessoais, monitorar a saúde, fazer pagamentos, e muito mais, facilitando várias atividades durante a viagem.
8. Plataformas Mais Económicas
Hoje em dia não precisa de se preocupar com o preço dos transportes ou hotéis quando for viajar, se estiver à procura de algo mais económico serviços como o Airbnb e a Uber foram projetados para si. Com uma variedade de opções mais em conta, poderá aproveitar a sua viagem com uma maior liberdade financeira.
9. Apps de Gestão Financeira
Aplicações como a Revolut e a Wise (anteriormente TransferWise) permitem que esteja a vontade quando viaja para um país onde a moeda não a mesma que a sua, pois com elas conseguem fazer o câmbio da moeda com uma taxa mais reduzida, além de gerir os seus gastos e fazer transações internacionais com segurança.
10. Reservas Online
Utilize sites como o Booking para comparar o preço dos alojamentos, analisando o que melhor se enquadra ao seu orçamento, pode também ver a opinião de outros visitantes sobre o mesmo. Já o OpenTable ajuda na tarefa de reservar restaurantes para nunca acontecer o imprevisto de chegar ao local e não terem uma mesa para si.
11. Biometria e Tecnologia Sem Contato
A implementação de tecnologias biométricas e check-ins sem contato em aeroportos e hotéis além de ser mais seguro é uma excelente forma de acelerar as coisas, livrando-o das intermináveis filas.
12. Apps de Sustentabilidade
Com o MyClimate consegue calcular a pegada de carbono que terá ao fazer uma viagem e também contribuir para projetos de compensação de carbono, o que ajudará a promover um turismo sustentável.
13. Dispositivos de Economia de Energia
Acessórios como carregadores por luz solar são bastante práticos, pois além de conseguir carregar o seu dispositivo em qualquer lugar sem ter de estar ligado a uma corrente elétrica, também é amigo do ambiente.
14. Plataformas de Experiências Locais
Com o Airbnb Experiences encontra várias opções para explorar os locais e conhecer a cultura de uma maneira diferente, por praticar atividades únicas organizadas por guias locais, dessa forma poderá imergir profundamente na cultura local do seu destino.
15. Portais de Informação e Comunidade
Troque informações e dicas com pessoas ao redor do mundo em plataformas como Lonely Planet ou o Reddit, isso tanto servirá de ajuda para si, como para outras pessoas quando planearem as suas viagens.
16. Assistência de Inteligência Artificial
Uma forma cada vez mais popular para esclarecer dúvidas que vão aparecendo durante uma viagem é utilizar um assistente virtual, pode utilizar essa tecnologia para obter uma resposta em segundos para tudo o que precisar, das coisas mais complicadas às mais simples.
17. Transporte Autónomo
O desenvolvimento de veículos autónomos, como drones táxi e carros autónomos, prometem transformar a mobilidade urbana e o transporte entre destinos, possivelmente oferecendo alternativas mais rápidas e sustentáveis.
18. Pagamentos em Criptomoedas
Hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos estão a optar pela adoção de um novo método de pagamento, sendo um método totalmente seguro e libertando-o das taxas de câmbio.
19. Acessibilidade Aumentada
Existem novas tecnologias focadas em tornar as viagens mais acessíveis para pessoas com algum tipo de deficiência, como por exemplo aplicações de orientação e navegação para deficientes visuais e de tradução de língua de sinais para deficientes auditivos.
20. Personalização através de Big Data
A análise de grandes volumes de dados permite que empresas de viagem personalizem ofertas e experiências com base nas preferências individuais dos viajantes, promovendo uma experiência de viagem mais agradável e alinhada com os interesses de cada um.
Ao longo dos anos a tecnologia tem andado de braço dado com a forma como fazemos as nossas viagens. Desde a maneira como planeamos, podendo agora fazê-lo de uma forma muito mais fácil, como uma comunicação muito mais acessível, atualmente viajar é algo muito mais simples, agradável e enriquecedor. A cada inovação tecnológica no campo das viagens novas possibilidades para explorar o mundo como segurança e conforto são fornecidas e ao abraçá-las os amantes de viagens irão maximizar as suas experiências e descobrir novas maneiras de interagir com o mundo ao seu redor.
Outros artigos interessantes: