O veóculo autónomo da Honda vai ser testado no aeroporto de Toronto. O AWV tem é uma plataforma de carga com câmaras e um sistema de inteligência artificial.
O veículo pode ser programado para se deslocar autonomamente ou através de controlo remoto. O veículo é todo-o-terreno, podendo chegar a pontos onde outros veículos tenham maior dificuldade de circular. A Honda diz que continua a desenvolver acessórios e ferramentas para alargar o lote de opções de trabalho desta plataforma, em diferentes cenários
O AWV pode realizar várias tarefas nos aeroportos, como transportar carga, inspecionar as redes e limpar as pistas.
O AWV foi apresentado em março pela Honda, como uma solução para enfrentar os desafios da logística, como a falta de mão-de-obra, a segurança dos funcionários e as emissões reduzidas. O veículo pode executar tarefas repetitivas e aumentar a produtividade das equipas.
Veículo autónomo testado em diferentes cenários
O Honda AWV já foi testado em diferentes cenários.
Concretamente, o veículo autónomo da Hnda já foi testado em ambientes díspares, como na agricultura, na construção e na indústria.
Agora, a Honda quer inserir o veículo no currículo da Web Summit, um evento tecnológico que acontece em Lisboa. O objetivo é iniciar a comercialização do veículo em cinco anos.
Uma parceria com a GTAA
Para testar o veículo nos aeroportos, a Honda fez uma parceria com a GTAA, a entidade reguladora dos aeroportos de Toronto. O veículo vai ser usado no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, onde vai realizar várias funções.
O veículo pode “passear” pelo espaço do aeroporto, usando as suas câmaras e o seu sistema de inteligência artificial para verificar e reportar buracos ou outros defeitos nas redes, assim como eventuais intrusões. O veículo também pode transportar malas e bagagem, dar boleia a pessoas mais necessitadas, verificar o estado das pistas e limpar qualquer elemento que possa comprometer descolagens e aterragens.
Outros artigos interessantes: