Meta está a expandir a funcionalidade de canais de transmissão para as aplicações do Facebook e Messenger. Esta novidade permitirá aos gestores de Páginas do Facebook interagir de forma mais direta e abrangente com os seus seguidores.
A democratização da comunicação em massa
Esta funcionalidade não é propriamente nova no ecossistema da Meta. Já estava disponível no Instagram e no WhatsApp, mas agora chega ao Facebook e ao Messenger para ampliar as possibilidades de comunicação.
Um canal de transmissão é basicamente um espaço onde uma pessoa pode enviar uma mensagem para muitos utilizadores simultaneamente. É uma ferramenta especialmente útil para figuras públicas, influenciadores e celebridades que desejam disseminar as suas mensagens de forma eficaz.
O que esperar desta funcionalidade
- Notificações: Os utilizadores serão notificados quando a funcionalidade estiver disponível para eles.
- Conteúdo diversificado: Além de mensagens de texto, será possível partilhar questionários, fotos e vídeos nos bastidores.
- Reações e votações: Embora apenas o proprietário da página possa enviar mensagens, os seguidores podem reagir e votar em questionários.
A experiência do utilizador: mais conexão ou mais spam?
Se estás do lado do recetor, prepara-te para receber muitas mensagens novas nos canais de transmissão das Páginas que segues. No entanto, não te preocupes demasiado com o spam, pois a Meta permite silenciar estas mensagens. A empresa descreve estes canais como “experiências de chat públicas e descobríveis”.
Algumas considerações importantes
- Acesso regional: A funcionalidade estará disponível apenas se estiver ativa na tua região.
- Lista de espera: Se ainda não tiveres acesso, podes entrar numa lista de espera.
- Spam inicial: A primeira mensagem enviada a partir de um novo canal será enviada a todos os seguidores da página, que também serão convidados a aderir ao canal.
Já disponível em algumas páginas
Se estás curioso para saber como funciona, já existem alguns canais de transmissão que podes seguir. Entre eles estão Netflix, Jay Shetty, WWE, The Dodo e League of Legends. A funcionalidade será lançada nas próximas semanas, portanto, fica atento às atualizações da aplicação.
Embora esta funcionalidade possa parecer mais uma forma de encher o teu feed de notificações, também é uma oportunidade para os gestores de páginas conectarem-se de forma mais significativa com o seu público. Resta saber como será a adesão e qual o impacto real na experiência dos utilizadores.
Outros artigos interessantes:
- Netflix aumenta preços em dois planos e apimenta Oferta Básica
- Smart TV com Android TV barata: agarra-a com 20% de desconto
- África do Sul investiga Google e Meta por práticas anti-concorrência na imprensa