Portugal marca mais um marco significativo na saúde pública com o arranque da campanha de vacinação contra a gripe sazonal e a COVID-19, estabelecendo 3 500 pontos de vacinação estrategicamente distribuídos por todo o território nacional. Esta iniciativa ambiciona maximizar a proteção das populações mais vulneráveis e mitigar o impacto das doenças nos serviços de saúde.
Agilidade e comodidade: vacinação em farmácias
Pela primeira vez, os cidadãos portugueses têm a oportunidade de receber a vacina contra a COVID-19 numa farmácia comunitária, simultaneamente com a vacina da gripe. Esta medida visa não só agilizar o processo de vacinação mas também proporcionar uma experiência mais confortável para os utentes.
As farmácias comunitárias representam cerca de 2 500 dos pontos de vacinação disponíveis, enquanto as restantes 1 000 unidades são distribuídas por cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O acesso à vacinação é facilitado, permitindo às pessoas com 60 ou mais anos recorrerem ao seu Centro de Saúde habitual ou agendarem a vacinação diretamente na farmácia comunitária ou online. A campanha também tem em conta os restantes utentes com indicação para vacinação, que serão convocados pelos respetivos centros de saúde do SNS onde estão inscritos.
Populações-alvo e acessibilidade
A campanha de vacinação é direcionada a diversos grupos, nomeadamente pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, profissionais de saúde, prestadores de cuidados, grávidas e utentes em estruturas residenciais para pessoas idosas e estabelecimentos prisionais.
Os doentes crónicos e imunodeprimidos com 6 ou mais meses de idade são aconselhados a receber a vacina da gripe, enquanto a vacina da COVID-19 é recomendada para pessoas com 5 ou mais anos de idade, que tenham patologias de risco definidas.
Um dos aspetos inovadores da campanha para a época 2023-2024 é a disponibilização gratuita da vacina contra a gripe para a faixa etária dos 60 aos 64 anos, desde o início da temporada de vacinação. Esta medida procura alinhar os grupos etários com a vacina contra a COVID-19 e aumentar a adesão e a cobertura vacinal neste grupo específico.
Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe pode ser adquirida nas farmácias comunitárias mediante prescrição médica.
Contribuição para a saúde pública
O principal objetivo desta iniciativa é salvaguardar a saúde da população, oferecendo uma dupla proteção contra a gripe sazonal e a COVID-19, sobretudo para as camadas mais vulneráveis da sociedade. A coadministração das vacinas é uma estratégia segura e efetiva, que contribui para a maior adesão à vacinação.
Ao proporcionar uma experiência de vacinação mais conveniente e acessível, a campanha espera não só aumentar a cobertura vacinal, mas também reduzir o impacto potencial nos serviços de saúde durante os períodos de maior prevalência destas doenças.
Outros artigos interessantes: