O ranking de 2024 das melhores universidades do mundo, de acordo com o Times Higher Education (THE), trás Oxford no topo da lista pelo oitavo ano consecutivo. Venha conhecer todas as escolas em destaque!
Você já se perguntou quais são as melhores universidades do mundo? Bem, o ranking da Times Higher Education (THE) para 2024 já saiu e a Universidade de Oxford, no Reino Unido, lidera a lista pelo oitavo ano consecutivo.
Além dela, outros nomes conhecidos no universo acadêmico também aparecem entre os primeiros colocados, como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Berkeley, ambos nos EUA.
Mas não apenas nesses polos que as grandes mentes foram encontradas. A América Latina e Ásia também vem se destacando!
Vamos dar uma olhada nas 10 melhores universidades do mundo!
Top 10 das melhores universidades globais
A edição mais recente do ranking das melhores universidades do mundo em 2024 apresenta um total de 1.904 instituições de ensino superior.
Esse número representa um aumento em relação às 1.799 universidades avaliadas no ano anterior, abrangendo instituições de 108 países e regiões.
Essas universidades passaram por uma cuidadosa avaliação, com base em 18 indicadores de desempenho que englobam suas principais áreas de atuação, como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização.
Fique de olho na lista das 10 melhores do mundo!
- Universidade de Oxford
- Universidade de Stanford
- Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
- Universidade Harvard
- Universidade de Cambridge
- Universidade de Princeton
- Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)
- Imperial College London
- Universidade da Califórnia, Berkeley
- Universidade Yale
Desempenho do Brasil e da América Latina
O Brasil lidera a lista das melhores instituições da América Latina, com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nas duas primeiras posições da região.
A USP é classificada na faixa de 201-250, enquanto a Unicamp está na faixa de 351-400.
de acordo com o Times Higher Education, as 10 melhores instituições do país são:
- USP (Universidade de São Paulo)
- Unicamp (Universidade de Campinas)
- Unesp (Universidade Estadual Paulista)
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
- UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
- UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
- UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
- Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
- PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
- Ufscar (Universidade Federal de São Carlos)
A Pontifícia Universidade Católica do Chile também se destaca, ocupando a faixa de 401-500.
EUA e UK na liderança, mas com a Ásia logo atrás
Os Estados Unidos têm uma presença significativa no ranking, com 13 das 20 melhores universidades do mundo, e 56 das 200 melhores.
O Reino Unido também está bem representado, com três universidades entre as 10 melhores.
A grande surpresa do ranking foi o modo como a Ásia emergiu como o continente mais representado na lista desde 2021, superando até mesmo a Europa.
A China, em particular, tem demonstrado um crescimento notável. Possui duas universidades entre as 20 melhores, sete entre as 100 melhores e 13 entre as 200 melhores.
A Universidade de Tsinghua é a instituição chinesa de melhor desempenho, ocupando a 12ª posição. A ascensão do país como potência acadêmica é algo a se ficar de olho!
Oriente Médio, e África ganham espaço
As regiões do Oriente Médio, o Norte da África e a África se destacaram nessa nova edição do ranking, com a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e Israel sendo os países que melhor se posicionaram.
Os três países possuem instituições de ensino superior classificadas entre as 250 melhores do mundo.
Um destaque na região é a Universidade de Ciência e Tecnologia Egito-Japão, que não havia sido classificada no ano anterior e agora ocupa a posição mais alta do país, situada na faixa de 601 a 800 no ranking global.
Em um comparativo com listas anteriores, é possível perceber um aumento importante no número de instituições africanas mencionadas, com um crescimento anual de 16% no número de universidades participantes, passando de 97 para 113.
Esse crescimento é o mais expressivo entre todos os continentes. A Universidade da Cidade do Cabo se destaca como a instituição de ensino superior mais bem classificada na África, ocupando a 167ª posição no ranking global.
Estudos em pauta
Pela primeira vez, 165 universidades que não haviam sido classificadas agora fazem parte do ranking.
Essas instituições vêm de diversas regiões do mundo, com 89 da Ásia, 38 da Europa, 19 da África, 14 da América do Sul e 5 da América do Norte.
Em termos de países, a Índia contribui com 20 novas universidades classificadas, seguida pela Turquia com 14, Paquistão com 11, Argélia e Irã com nove cada.
O ranking das melhores universidades do mundo oferece uma visão diversa do estado atual da educação superior global.
Universidades do Reino Unido e dos EUA continuam sendo líderes, mas enfrentam competição crescente de instituições asiáticas. Além disso, o Brasil mantém uma forte presença na América Latinae lidera a região.
A diversidade de universidades classificadas reflete a multiplicidade da educação superior em todo o mundo, destacando a importância da pesquisa e da excelência acadêmica em um cenário global.
Lembre-se de que a escolha de uma universidade deve se basear em seus interesses acadêmicos, metas de carreira e recursos disponíveis.
O ranking é uma ferramenta informativa, mas a decisão final deve ser pessoal e considerar todos os aspectos relevantes para você!
Outros artigos interessantes: