Tens planos para atualizar o teu espaço de trabalho? Bem, talvez devas esperar até 29 de setembro. A LG vai lançar novos monitores inteligentes que prometem ser mais do que simples ecrãs. A inovação aqui é que estes dispositivos podem abrir e editar documentos sem precisar de um PC.
O maior modelo desta gama será o 32SR50F-W com 31,5” polegadas. Como as versões anteriores, estes monitores vêm com o sistema operativo WebOS da LG. No entanto, fica a nota que estes novos modelos serão apenas Full HD, não oferecendo a opção de resolução 4K.
Afinal, o que é um monitor inteligente?
Um monitor inteligente não é apenas um ecrã. Estes dispositivos vêm equipados com WebOS, o sistema operativo proprietário da LG. Este sistema permite uma variedade de utilizações, desde a edição de documentos como Powerpoint e Excel até à conexão remota com Windows 365, Chrome Remote Desktop e Azure Virtual.
Pormenores de design e funcionalidades
Não só o tamanho é importante. Os novos monitores virão com um novo suporte que inclui um orifício para uma melhor gestão de cabos. Para os amantes da organização, isso é uma mais-valia. Fotos divulgadas mostram também um hub USB com quatro portas. Mas infelizmente, não há informação sobre a inclusão de uma webcam embutida, o que poderia ter transformado estes monitores em verdadeiros PCs tudo-em-um.
Entre o preço e o desempenho
A ideia da LG é oferecer um substituto acessível para PCs empresariais ou pessoais de baixo desempenho, sem o respetivo custo. Se és um utilizador que procura uma solução de trabalho remoto eficaz, estes monitores podem ser ideais. O preço ainda não foi anunciado, mas o modelo Ultra HD atual está disponível por cerca de 400 dólares. A questão que fica é se a LG sacrificará demasiado na qualidade para manter o preço baixo.
Concorrência no mercado
A Samsung, uma das principais concorrentes da LG, já apresentou o seu próprio monitor inteligente, o M8. Prometendo praticamente fazer tudo, a concorrência está ao rubro, e isso só beneficia o consumidor.
O que podemos esperar
Para quem procura mais do que um simples monitor, estas novas opções da LG podem ser uma escolha interessante. Embora não ofereçam 4K, a capacidade de executar tarefas básicas sem um PC pode ser um chamariz forte para muitos utilizadores. Fica a expectativa para saber o preço e outras especificações que a LG poderá revelar em breve.
Sem dúvida, os novos monitores inteligentes da LG têm potencial para mudar a forma como vemos os monitores convencionais. O único obstáculo? A ausência de 4K pode ser um fator de ponderação para quem busca a máxima qualidade de imagem. Fica a curiosidade para ver como a LG e o mercado reagirão a esta novidade.
Outros artigos interessantes: