Um estudo recente da Devolo, uma empresa alemã especializada em soluções de rede, revelou que mais de 90% dos portugueses enfrentam problemas regulares com as suas ligações Wi-Fi. A situação piorou após a pandemia, com muitos a continuar a enfrentar dificuldades.
Teletrabalho e Wi-Fi
Com o aumento do teletrabalho, quase metade dos inquiridos considera essencial ter uma ligação Wi-Fi estável entre as 13h e as 21h. No entanto, os problemas não se limitam ao interior das habitações. Quase 40% dos inquiridos têm uma ligação Wi-Fi fraca no exterior e quase metade enfrenta o mesmo problema num quarto.
Atividades afetadas
As atividades mais comumente afetadas por estes problemas são a navegação na internet, com mais de metade dos portugueses a reportar queixas. O acesso a serviços de streaming de vídeo, videochamadas e videoconferências, além do download e upload de ficheiros, também são fontes de insatisfação.
Internet como serviço essencial
Todos os inquiridos consideram a internet como um serviço essencial em casa, ao mesmo nível da água e da eletricidade. Menos de 70% atribuem essa importância ao aquecimento. Quase 70% considera o Wi-Fi em casa tão importante como a água ou a eletricidade.
Soluções para melhorar as ligações
Para melhorar as ligações em casa, cerca de 40% já recorrem a repetidores de sinal e 17% a adaptadores e extensores powerline, de acordo com o estudo da Devolo.
Outros artigos interessantes: