Encontre o tesouro do melhor preço com apenas alguns cliques ao desvendar os mistérios da pesquisa online
Comprar online é prático, mas exige cuidados. Primeiro é preciso verificar se você está no site oficial da loja, em um local seguro. Depois, é válido também uma boa pesquisa de preços.
Não importa se você quer comprar no varejo ou no atacado online, se for paciente vai encontrar boas ofertas e levar para casa aqueles produtos que estava ansioso para adquirir. Confira dicas para pesquisar preços online.
1 – Faça comparações de preços
O jeito mais prático de pesquisar preços é fazendo comparações. Existem sites que entregam isso para você. Inclusive, o próprio shopping do Google já rende uma boa pesquisa.
Caso já tenha em mente algumas lojas, vale você mesmo acessar, procurar por um mesmo produto e observar as variações. Inclusive, dica extra, faça isso em dias diferentes.
2 – Use aplicativos de rastreamento de preços
Os aplicativos de rastreamento de preços são úteis para quem deseja fazer comparações, e funcionam na mesma linha dos sites com a mesma função. Basta baixar o app no seu celular, definir o produto que está procurando e programar um alerta.
Além de fazer as comparações, o app te avisa quando o preço estiver mais baixo. Muitas pessoas usam essa ideia para a compra de passagens de avião, por exemplo, aproveitando as ofertas.
3 – Confira as letras miúdas dos anúncios
Os anúncios costumam ser bem chamativos com o valor promocional em destaque, porém é importante prestar atenção nas letras miúdas. Aquele preço é apenas à vista? Aceita pagamento no pix? Tem juros no parcelamento?
Vale dar uma conferida nas letras miúdas para entender bem a oferta. Talvez em outro site o preço não pareça tão chamativo, mas seria mais interessante para uma compra parcelada, por exemplo.
4 – Cuidado com a compra por impulso
Os anúncios são feitos para chamar a atenção e fazer você clicar neles. No entanto, é preciso tomar cuidado com a compra por impulso, por mais tentador que aquele preço pareça.
Você pode clicar no anúncio? Sem dúvidas, mas já abra a página do Google ao lado, se possível na aba anônima, e pesquise pelo mesmo produto em outras lojas. Talvez outras ofertas melhores estejam te esperando.
5 – Acompanhe os canais oficiais das lojas
O melhor lugar para acompanhar e pesquisar preços é o canal oficial das lojas. Pode ser o site, o Instagram ou outra rede social. Se possível, fique sempre de olho e veja quais são as novidades.
Existe a opção de newsletter? Inscreva-se para receber as últimas notícias e promoções. Inclusive, há casos em que as lojas dão prioridade para essa lista e depois para quem ainda não os conhece.
6 – Dê uma olhada no valor das prestações
Alguns itens podem ser comprados à vista, no entanto, a depender do preço, existem casos em que o melhor é parcelar. Quando estiver pesquisando, lembre sempre de conferir o valor nas duas opções: à vista e parcelado.
Boa parte das lojas opta por dar um grande desconto no pagamento à vista, ainda mais com a possibilidade do pix, mas no caso das prestações, a questão é os juros. Confira em quantas parcelas você pode pagar sem precisar gastar mais.
7 – Limpe seus cookies antes de pesquisar
Essa dica já vem de quem pesquisa passagens de avião. Sempre que for procurar por um produto, limpe seus cookies ou use a aba anônima. A ideia é burlar aqueles casos em que as empresas sabem do seu interesse, então se arriscam em aumentar o preço.
Você pode encontrar boas ofertas com essa dica simples, principalmente se decidiu reservar alguns dias apenas para a pesquisa.
8 – Compare produtos similares
Marketplaces trabalham com uma opção interessante para auxiliar os compradores: é a comparação de produtos similares. Caso não tenha preferência por uma marca, vale aproveitar a ideia para observar as variações de preço.
Você vai perceber que um mesmo produto pode ter preços bem diferentes, por mais que tenha as mesmas configurações. O custo mais alto está relacionado com o peso da marca e até com a quantidade disponível, quem trabalha com estoques maiores consegue valores mais baixos e competitivos.
Outros artigos interessantes: