Se alguma vez te perguntaste sobre os bastidores das redes sociais e os seus criadores, hoje trago-te uma história que te vai deixar a pensar. Jack Dorsey, o nome por detrás do Twitter, fez uma jogada surpreendente.
Jack Dorsey, o cofundador e ex-CEO do Twitter, que agora lidera a Block, decidiu abandonar o Instagram. Sim, tu leste bem. O homem que nos deu 280 caracteres para expressar os nossos pensamentos mais profundos (ou, na maioria das vezes, os mais aleatórios) decidiu que era hora de dizer adeus à plataforma de partilha de fotos.
As razões de Dorsey
Mas porquê? Bem, segundo uma publicação feita por Dorsey na rede social descentralizada Nostr, a sua conta no Instagram estava inativa há vários anos. E, como ele mesmo disse: “Apaguei a minha conta de Instagram. Não sei porque demorei tanto tempo”.
A história fica ainda mais interessante. Dorsey revelou que foi um dos primeiros a aderir ao Instagram, estando entre as primeiras dez contas na plataforma. E não só isso, ele foi também um dos primeiros investidores. E a cereja no topo do bolo? Kevin Systrom, cofundador do Instagram, foi estagiário na Odeo, empresa onde Dorsey trabalhava. Mas o amor de Dorsey pelo Instagram esmoreceu quando a plataforma foi vendida ao Facebook.
O que isto significa para ti
Agora, o que é que isto significa para ti, utilizador assíduo do Instagram? Primeiro, o nome de utilizador @jack está agora disponível. Quem sabe, talvez seja a tua chance de ter um nome de utilizador super cool.
Mas, mais importante, isto mostra-nos que, por vezes, até os gigantes da tecnologia se cansam das redes sociais. Eles também sentem a necessidade de se desconectar, de reavaliar onde passam o seu tempo online. Talvez seja um bom momento para todos nós fazermos o mesmo.
No mundo acelerado das redes sociais, onde tudo é efémero e a próxima grande novidade está sempre ao virar da esquina, é refrescante ver alguém como Dorsey a tomar uma decisão tão deliberada. Não é todos os dias que vemos um pioneiro da tecnologia a abandonar uma plataforma tão grande.
Então, da próxima vez que estiveres a deslizar pelo teu feed do Instagram, lembra-te desta história. Lembra-te de que, por trás de cada publicação, de cada “gosto” e de cada comentário, há uma pessoa real. E, por vezes, até essas pessoas precisam de fazer uma pausa.
E tu? Já pensaste em fazer uma pausa das redes sociais? Talvez seja o momento de refletir sobre isso. Por hoje, fica com esta história e lembra-te de que, no mundo digital, tudo é possível. Até dizer adeus.
Outros artigos interessantes: