A tendência na indústria de smartphones parece estar a mudar rapidamente. A Huawei surpreendeu tudo e todos ao tornar-se a pioneira no lançamento de um modelo de Inteligência Artificial (IA) de larga escala no seu Assistente de Voz. No entanto, esta parece ser só a ponta do icebergue. A Xiaomi, Oppo e Vivo também têm os olhos postos nesta revolução.
Parcerias e Investimentos
- A Xiaomi tem estado ocupada. Recentemente, deu a conhecer o seu novo modelo em larga escala chamado MiLM-6B. A empresa incluiu-o na lista de avaliação de grandes modelos C-Eval e CMMLU.
- A Oppo, por sua vez, estabeleceu uma parceria estratégica com a Alibaba Cloud. O propósito? Construir em conjunto tecnologias em larga escala e oferecer uma IA mais aprimorada aos utilizadores finais.
- A Vivo não ficou atrás e já está a desenvolver o seu modelo de pré-treinamento 3m-text. Este modelo destina-se a tarefas de aprendizado de linguagem natural, diálogo, multimodalidade e outras ferramentas de IA generativa.
Huawei e a assistente de voz Celia
Há uma semana, a Huawei introduziu ao mundo a sua nova assistente de voz, Celia. O diferencial? Celia tem como base o modelo em larga escala Pangu 3.0, que foi desenvolvido internamente pela empresa. Mas a novidade não se fica por aqui. Se tu pedires, a Celia consegue escrever um resumo de um texto e gerar o texto para ti. Além disso, é capaz de reconhecer uma imagem, extrair os seus principais pontos e, se quiseres, até alterar o papel de parede do teu smartphone ou definir um novo tema.
O mundo dos smartphones está a evoluir a um ritmo alucinante, e com a introdução da IA em larga escala, a experiência dos utilizadores só tem a ganhar. Ainda não há datas de lançamento oficiais para estes novos modelos, por isso, mantém-te atento para mais novidades.
Outros artigos interessantes: