Se és um daqueles que admira o ecossistema da Apple devido à sua capacidade de conectar dispositivos, há boas notícias para ti. A Google está a trabalhar numa funcionalidade que te permitirá linkar os teus dispositivos Android de maneira semelhante.
Até agora, os utilizadores de produtos Apple tinham a vantagem de transitar facilmente entre dispositivos graças a funcionalidades como Handoff e Universal Clipboard. Contudo, a Google não quer ficar atrás e já está a desenvolver uma solução para os seus smartphones.
Novidades à vista: “Link Your Devices”
Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, a nova funcionalidade, supostamente chamada “Link Your Devices”, tem dado que falar. Esta ferramenta permitirá aos utilizadores sincronizar múltiplos dispositivos Android, desde que estejam ligados à mesma conta Google.
Contudo, é preciso ter em mente que a experiência pode não ser exatamente igual à da Apple. A Apple mantém um controlo rigoroso sobre o seu hardware e software, proporcionando uma integração quase perfeita. O Android, sendo um sistema operativo de código aberto, apresenta mais variações em termos de hardware e software.
Funcionalidades descobertas
Até ao momento, foram detetadas duas funcionalidades principais do “Link Your Devices”:
- Mudança de chamada: Permitirá alternar chamadas nos smartphones Android sem interrupções.
- Partilha de Internet: Os utilizadores poderão configurar um hotspot pessoal para partilhar internet com os seus próprios dispositivos.
Embora a mudança de chamada possa parecer-se com a funcionalidade do iPhone, a da Google pode ser exclusiva para smartphones Android, excluindo, por exemplo, os Chromebooks.
Aguardamos ansiosamente pela ativação desta funcionalidade, que poderá ser integrada no Android 14 ou talvez lançada mais tarde, em atualizações futuras. Entretanto, para os curiosos, a opção “Link Your Devices” estará localizada em Definições > Google > Dispositivos & Partilha.
Em resumo, o futuro promete e parece que a Google está decidida a dar uma experiência mais conectada aos seus utilizadores. Vamos ver como se desenrola esta novidade no mundo dos smartphones!
Outros artigos interessantes: