Parece que o YouTube decidiu fazer algumas mudanças no modo como oferece recomendações de vídeo aos seus utilizadores. Agora, se queres continuar a receber sugestões de conteúdo relevante, terás de ter a tua história de visualizações ativa. Esta atualização pode surpreender muitos, uma vez que é uma grande mudança face ao que estávamos habituados.
História de visualização: Uma necessidade
De acordo com as informações mais recentes, a plataforma vai parar de mostrar recomendações de vídeo para aqueles que tiverem a sua história de visualizações desativada. Então, se estás habituado a limpar regularmente a tua história ou a tê-la desligada, a tua página principal do YouTube poderá parecer bastante vazia. Isto significa que apenas verás a barra de pesquisa e o menu guia à esquerda, mas a secção de vídeos recomendados estará em branco, tanto na versão móvel como na web.
Porquê esta mudança?
A empresa justifica esta decisão como uma forma de permitir que os utilizadores pesquisem e naveguem pelos canais subscritos sem as distrações dos vídeos recomendados. Parece que a ideia é tornar a experiência mais focada para aqueles que preferem procurar conteúdo em vez de seguir sugestões. No entanto, esta decisão não foi bem recebida por todos. Há quem esteja descontente, principalmente porque esta exigência não se aplica a utilizadores que não estejam autenticados e que, por isso, não têm história de visualizações.
Por outro lado, o YouTube referiu num post de apoio que a intenção é tornar mais claro quais funcionalidades da plataforma dependem da história de visualização para fornecer recomendações. Além disso, a mudança será implementada gradualmente ao longo dos próximos meses, dando aos utilizadores tempo para se adaptarem e ajustarem as suas definições conforme as suas preferências.
Em suma, se gostas de descobrir novos vídeos através das sugestões do YouTube, certifica-te de que tens a tua história de visualizações ativada. E, se decidires mudar de ideias, sempre podes ajustar essa definição na aplicação.
Outros artigos interessantes: