Web3. É um conceito empolgante: uma nova era da Internet em que os utilizadores têm mais controlo, propriedade e liberdade. Mas com a conversa sobre finanças descentralizadas, NFTs, blockchain e propriedade digital, os nossos familiares e amigos podem ficar a coçar a cabeça – e com razão.
Explicar o valor da Web3 aos céticos pode ser difícil. E é por isso que a Binance, o principal ecossistema de blockchain e provedor de infraestrutura de criptomoeda do mundo, definiu cinco passos fáceis para dissipar as dúvidas dos nossos amigos sobre a Web3 a propósito do Dia Internacional da Amizade.
O que torna a Web3 valiosa?
A Web3 é uma possível versão futura da Internet que utiliza a tecnologia blockchain e protocolos descentralizados para enfatizar a descentralização, dando aos utilizadores mais controlo sobre os seus dados online.
A Web3 aproveita a tecnologia blockchain e os protocolos descentralizados para enfatizar a descentralização, criando um ambiente “trustless”, ou seja, sem a necessidade de uma entidade central que assegure a confiança no sistema. Desta forma, aumenta a transparência, reduz os riscos de censura e dá poder aos indivíduos para controlarem os seus dados e interações digitais.
Com características como a propriedade digital através de NFTs e contratos inteligentes, a Web3 permite a criação, transferência e propriedade de vários ativos digitais, promovendo a participação em economias digitais e concedendo maior controlo aos utilizadores.
A Web3 promove a interoperabilidade e os ecossistemas abertos, facilitando a troca de ativos, dados e serviços entre plataformas, impulsionando a inovação e a colaboração entre programadores, melhorando as experiências dos utilizadores e alimentando o crescimento de aplicações e serviços descentralizados.
Cinco passos para acabar com as dúvidas dos nossos amigos
1. Comece com uma definição clara.
Comece por explicar os conceitos e princípios fundamentais da Web3 em termos simples. Concentre-se nas vantagens da descentralização, tais como maior segurança, transparência e controlo do utilizador sobre os dados. Também é importante notar que a Web3 engloba mais do que apenas blockchains. A tecnologia blockchain é apenas uma ferramenta usada para permitir experiências Web3.
2. Expanda a definição com uma comparação com a Web2.
A Web2 é a Internet atual, em que os utilizadores dependem de plataformas centralizadas. A Web3 dá aos utilizadores mais controlo sobre os seus dados e bens digitais, promovendo a privacidade e a abertura. Trata-se de criar uma Internet mais justa e mais centrada no utilizador, em que as pessoas se podem ligar e transacionar diretamente umas com as outras.
Uma explicação popular é olhar para a Web3 como uma experiência de “ler, escrever e possuir”, em comparação com o modelo de “ler e escrever” da Web2. Com a Web3, podemos criar e possuir verdadeiramente o conteúdo que carregamos enquanto interagimos com o conteúdo de outros utilizadores.
3. Partilhe casos de utilização do mundo real.
Dê exemplos de projetos e aplicações Web3 existentes que tenham demonstrado valor e impacto. Destaque histórias de sucesso como plataformas de finanças descentralizadas (DeFi), tokens não fungíveis (NFTs) nas indústrias de arte e jogos, ou plataformas descentralizadas de redes sociais. Ao apresentar aplicações tangíveis, pode ajudar os seus amigos a visualizar os benefícios práticos e o potencial da Web3 em vários domínios.
A Web3 tem o potencial de trazer imenso valor e desbloquear inúmeras possibilidades em todos os setores. Desde remodelar as finanças por meio de aplicações descentralizados e contratos inteligentes até permitir que artistas e criadores monetizem seu trabalho por meio de NFTs, a Web3 oferece soluções e oportunidades do mundo real.
4. Incentive a exploração e a experimentação.
Incentive os seus amigos a explorarem a Web3 por si próprios. Aponte-lhes plataformas de fácil utilização, aplicações descentralizadas (DApps) ou tutoriais que lhes permitam interagir com a tecnologia em primeira mão. Pegue no seu telemóvel e mostre-lhes simplesmente o que há para fazer! Ao envolver-se ativamente com a Web3, pode obter uma perspetiva mais informada e ultrapassar as suas dúvidas através da experiência em primeira mão.
5. Aborde o “hype”.
Não há dúvida de que existe um elemento de “hype” (entusiasmo) em torno da Web3, mas isso é verdade para quase todas as novas tecnologias no mercado. Já temos casos de utilização funcionais e é impossível não ver a tendência para os princípios da Web3 que os consumidores estão a exigir.
Com mais liberdade vem mais responsabilidade. Reconheça que, tal como qualquer nova tecnologia, existem imensos benefícios e potenciais desafios. Ao manter-se atento à publicidade em torno da Web3, as pessoas podem navegar no panorama da Web3 com sabedoria.
Ajude a preparar os seus amigos para o futuro da Web3
Lembre-se, a Web3 veio para ficar. Quando se trata dos seus amigos céticos, não deve ser muito difícil ajudá-los a compreender o que é a Web3. Embora seja verdade que o termo se tornou uma espécie de “palavra de ordem”, por detrás da moda está um mundo de potencial e possibilidades excitantes. Afinal, a educação é fundamental. Ao explicar os conceitos fundamentais da Web3, comparando-os com o panorama atual da Web2 e partilhando casos de utilização do mundo real, podemos ajudar todos a perceber o valor e a relevância desta tecnologia transformadora.
Juntos, podemos construir um futuro em que os indivíduos têm maior controlo sobre as suas vidas digitais, onde a inovação prospera e onde as amizades se estendem para além das fronteiras através da conectividade global que a Web3 permite.
Outros artigos interessantes: