O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Cellnex celebraram um acordo de financiamento de 315 milhões de euros. Este valor será aplicado no apoio ao desenvolvimento de infraestruturas de telecomunicações móveis, elementos fundamentais para a implementação da tecnologia 5G, em Espanha, Portugal, França, Itália e Polónia.
Investimento Total e Benefícios Potenciais
Com este empréstimo, espera-se mobilizar um investimento total de 631 milhões de euros. O objectivo principal é ampliar e aprimorar a cobertura e capacidade das redes móveis de alta capacidade nestes países, impulsionando assim a transição digital tanto em áreas urbanas como rurais.
A Modernização das Infraestruturas de Telecomunicações
O acordo engloba a instalação de novas infraestruturas de telecomunicações, como torres móveis em zonas urbanas, a modernização das infraestruturas existentes para permitir a sua utilização partilhada por vários operadores e a implementação de fibra óptica para ligar as torres à rede de cada operador. Além disso, o projeto inclui sistemas distribuídos de antenas para aumentar a capacidade a nível local e a instalação de energias renováveis e outras medidas de eficiência energética em determinados locais para poupar energia e reduzir as emissões de CO2 da rede.
A Contribuição para a Agenda Digital Europeia
Este projeto está alinhado com os objetivos da Agenda Digital para a Europa 2020-2030 e incentivará o investimento nas infraestruturas necessárias para assegurar a transição digital na Europa, tanto nas zonas urbanas como nas zonas rurais. Estima-se que cerca de metade das novas torres serão instaladas nas regiões da coesão, ou seja, aquelas em que o rendimento per capita é inferior a 75% da média da UE. Desta forma, o projeto contribuirá para atenuar o fosso digital e gerar benefícios socioeconómicos nas zonas de intervenção.
Assinatura do Acordo e Reacções dos Participantes
O acordo foi assinado hoje em Barcelona pelo vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, e pelo director financeiro e de desenvolvimento empresarial da Cellnex, José Manuel Aisa.
Mourinho Félix, do BEI, expressou satisfação por colaborar com a Cellnex neste empréstimo destinado a aumentar e otimizar as infraestruturas de telecomunicações móveis em cinco países europeus. Já Aisa, da Cellnex, destacou o empenho da empresa em contribuir para o desenvolvimento digital e tecnológico da União Europeia.
Informações Gerais Sobre o BEI e a Cellnex
O BEI é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia, detido pelos Estados-Membros, e a Cellnex é o fornecedor independente de infraestruturas neutras de telecomunicações sem fios e de radiodifusão. Ambas as entidades desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento das infraestruturas necessárias para a transição digital na Europa.
Outros artigos interessantes: