De certeza que já ouviste falar da Samsung Display e da LG Display, não é? Elas são as maiores fabricantes de painéis OLED para smartphones, tablets, computadores portáteis e televisões a nível mundial. No ano passado, a Samsung lançou os painéis Eco2 OLED com melhor eficiência energética, que estão presentes nos modelos Galaxy Z Flip 4 e Galaxy Z Fold 4. Agora, há novidades no ar.
A corrida pela eficiência energética em ecrãs OLED
Estas duas gigantes estão a desenvolver painéis OLED que usam uma camada de proteção (Capping Layer, em inglês) com baixo índice de refração. Esta finíssima camada é colocada em cima do cátodo, diminuindo a perda de luz que ocorre quando a luz emitida é refletida pelos elétrodos vizinhos. A adoção desta nova camada pode reduzir ainda mais a perda de luz, melhorando assim a eficiência luminosa, a eficiência energética e a vida útil do produto. Mas, claro, tudo isto pode aumentar a complexidade e o custo dos painéis OLED.
Tecnologia semelhante já utilizada em TVs
A LG usa uma tecnologia parecida, chamada MLA (Micro Lens Array), nos seus painéis OLED de grande dimensão para televisões. Esta camada, que é composta por milhares de milhões de lentes convexas, capta a luz produzida pela camada emissora e impede que ela se reflita à volta. Como resultado, os painéis OLED com MLA conseguem oferecer 20% mais brilho, enquanto consomem a mesma quantidade de energia.
Futuros smartphones com maior brilho, eficiência energética e durabilidade
Está a ser noticiado pelo TheElec que a Samsung Display e a LG Display estão em conversações com os seus maiores clientes, a Apple e a Samsung MX (Divisão de Smartphones). Se estes clientes aceitarem usar painéis OLED com custos mais elevados, as duas empresas poderão desenvolver painéis OLED para telefones, tablets e até computadores portáteis.
As empresas Dongjin Semichem, Hodogaya, Labto e PNH Tech estão a desenvolver as camadas de proteção para os painéis OLED. As três primeiras já estão em conversações com a Samsung Display, enquanto a PHN Tech faz parte da cadeia de fornecimento da LG Display. Estas empresas de fabricação de materiais OLED já enviaram amostras para as duas gigantes. Se a Apple e a Samsung MX concordarem, a produção em massa de painéis OLED com uma camada de proteção de baixa refração pode começar.
No futuro, é possível que vejamos smartphones, tablets e computadores portáteis da Samsung com ecrãs OLED de maior brilho e menor consumo de energia. Além disso, estes ecrãs OLED podem potencialmente durar mais tempo do que os ecrãs OLED atuais. Por isso, fica atento às próximas novidades do mundo da tecnologia!
Outros artigos interessantes: