O Google Bard, até então conhecido pelas suas habilidades de texto, está a dar os primeiros passos no mundo da fala. Com uma atualização recente, a inteligência artificial agora é capaz de ler as respostas geradas em mais de 40 idiomas, entre eles árabe, chinês, alemão e espanhol.
Ouve e aprende
Segundo a Google, ouvir o texto em voz alta pode ser útil para aprender a pronúncia correta das palavras. Ativar a ferramenta de voz do Bard é bastante simples. Após introduzires um comando, só precisas de selecionar o ícone de som no canto superior direito da resposta. Além da voz, a Google está a expandir a disponibilidade do Bard para mais regiões globais, incluindo o Brasil e a Europa. Importa salientar que a União Europeia inicialmente obrigou a gigante da tecnologia a adiar o lançamento do chatbot por “preocupações com a privacidade”, mas parece que já tudo foi resolvido.
Personaliza a tua experiência
Os utilizadores podem agora ajustar o “tom e estilo das respostas do Bard [em] cinco opções diferentes: simples, longo, curto, profissional ou casual”. A Google afirma que isto pode ser útil para criar listagens de mercado para empresas que querem manter uma voz específica. Isto lembra os parâmetros de tom no aplicativo SwiftKey da Microsoft. No entanto, ao contrário do SwiftKey, não parece que o Bard vá fazer piadas seco e molhado, mesmo que lhe peças (infelizmente).
Produtividade ao teu alcance
Mas há mais nesta atualização do que apenas as funcionalidades linguísticas. A Google está a introduzir algumas ferramentas de produtividade. Os utilizadores podem agora fixar conversas com o Bard para revisitá-las mais tarde. Se a IA te fornecer uma informação útil, podes partilhar a resposta com os teus amigos através de links partilháveis. Além disso, para ajudar programadores que utilizam o “Bard para tarefas de codificação”, a Google está a adicionar a possibilidade de “exportar código Python para a plataforma Replit”.
Outra novidade é a integração das “capacidades do Google Lens”, o que significa que poderás “carregar imagens com comandos” para a IA. O Bard, então, analisará a fotografia antes de fornecer a informação que procuras. Esta última funcionalidade pode ser encontrada atrás do símbolo Plus, junto à barra de comandos.
Disponibilidade global, com algumas exceções
A maior parte da atualização já está disponível nos 40 idiomas mencionados, mas há um par de exceções. Os cinco tons e o suporte ao Google Lens só podem ser encontrados na versão em inglês do Bard. No entanto, há planos para “expandir para novos idiomas em breve”. Ficamos a aguardar o que vem a seguir nesta jornada vocal do Google Bard.
Outros artigos interessantes: