Sai da frente, Spotify! O TikTok, famoso por dar-nos vídeos curtos que se tornam virais, está agora a mergulhar no mundo da música em streaming. A empresa por trás da aplicação de vídeos virais acaba de lançar o TikTok Music, com a ambição de desafiar gigantes estabelecidos como o Spotify e o Apple Music.
Aposta na conquista dos jovens melómanos
A estratégia da TikTok parece ser conquistar o público mais jovem, ao integrar o TikTok Music com a sua aplicação de vídeos. Os usuários poderão aceder ao serviço de música com a mesma conta que usam para partilhar vídeos. No entanto, o TikTok Music não está disponível em todas as regiões ainda. Inicialmente, a empresa fez o anúncio do serviço na Indonésia e no Brasil, com planos para expandir a sua disponibilidade nas próximas semanas.
Um catálogo recheado e sem opção gratuita
O TikTok Music estreia-se com um catálogo vasto, graças às parcerias com grandes empresas discográficas como a Universal Music Group, a Sony Music e a Warner Music. Estas colaborações permitirão que os usuários tenham acesso às músicas dos seus artistas preferidos, incluindo aqueles que criaram músicas virais no TikTok. A plataforma inclui também sistemas de recomendação, deteção de músicas à la Shazam e até letras de músicas em tempo real.
A ByteDance, empresa matriz do TikTok, já possuía um serviço de música em streaming chamado Resso, que será substituído pelo TikTok Music a partir de 5 de setembro.
Quanto aos preços, espera-se que o TikTok Music não seja muito diferente de outras plataformas. A subscrição mensal custará 3,49 dólares, o mesmo valor do Apple Music. No entanto, uma diferença notável é que o TikTok Music não oferece um plano gratuito, embora permita um período de teste gratuito de um mês antes de a subscrição ser obrigatória.
Parece que o TikTok está a fazer uma jogada ousada para ampliar a sua presença em novos mercados. Fica de olho para ver como este lançamento sacudirá o mundo da música em streaming!
Outros artigos interessantes: