O futebolista brasileiro Neymar foi multado em 3 milhões de euros por infrações ambientais.
A Câmara Municipal de Mangaratiba, nos subúrbios do Rio de Janeiro, aplicou uma multa de 16 milhões de reais (três milhões de euros) ao futebolista internacional Neymar por infrações ambientais relacionadas com a construção de um lago artificial em sua mansão.
Multas por infrações ambientais
Em comunicado divulgado pela autarquia, foram destacadas quatro multas aplicadas ao jogador por “infrações ambientais na construção de um lago artificial na mansão”. Neymar, atualmente no Paris Saint-Germain, recebeu uma notificação do Ministério Público de Mangaratiba estabelecendo o valor total das multas em mais de 16 milhões de reais (3 milhões de euros). A cidade de Mangaratiba é uma região turística localizada a cerca de 130 quilómetros do Rio de Janeiro.
Entre as diversas infrações identificadas pelas autoridades, estão a execução de obras sujeitas a controle ambiental sem autorização, captação e desvio de água de rio sem autorização, além da remoção de terrenos e supressão de vegetação sem autorização.
Neymar pode recorrer
Neymar possui um prazo de 20 dias para recorrer da sanção, cujo valor foi primeiro estabelecido em cinco milhões de reais (quase um milhão de euros). A decisão da Câmara Municipal ocorre após denúncias nas redes sociais, que levaram as autoridades a constatar as infrações ambientais na propriedade de luxo do jogador em 22 de junho.
Não cumprimento da ordem
Após a constatação das infrações, as autoridades determinaram o encerramento do local e ordenaram a suspensão de todas as atividades. No entanto, notícias divulgadas pela imprensa brasileira informaram que Neymar teria realizado uma festa na mansão posteriormente e que chegou a tomar banho no lago.
Outros artigos interessantes: