Há já algum tempo que não ouvimos falar do tão aguardado Apple Car, especialmente com tantos outros produtos da Apple a exigir atenção. No entanto, segundo um analista do sector, o rumoroso veículo ainda está nos planos e será lançado até ao final de 2026.
A perspetiva de um especialista
Daniel Ives, analista da Wedbush Securities, tem sido persistente nas suas previsões acerca do Apple Car. Em entrevista à CNBC na sexta-feira, Ives repetiu a expressão que já usara em 2021: é uma questão de ‘quando’ e não de ‘se’.
Até à data, a Apple não se pronunciou oficialmente sobre a existência de um carro. Uma dica anterior de Ives, que apontava para a possibilidade de a Apple anunciar uma parceria com um fabricante de veículos já estabelecido, ainda não se concretizou – embora o analista já tenha acertado em outras previsões relacionadas com a empresa.
Rumores e especulações: o que se sabe sobre o Apple Car
Os rumores em torno do Apple Car têm vindo a diminuir nos últimos meses, mas a sua possível existência tem sido objeto de especulação há já alguns anos. Sabemos que a Apple tem recrutado executivos de outros fabricantes de automóveis, incluindo a Tesla, o que é um indício de que um Apple Car pode estar nos planos.
Existem também indícios de que a Apple estabeleceu acordos com outras empresas para fornecer tecnologia para o veículo elétrico. Aliás, a empresa já foi associada à realização de testes com carros autónomos na Califórnia.
No entanto, a certeza da chegada de um Apple Car ainda não é totalmente consolidada. Seria um movimento extremamente ambicioso para a empresa entrar num novo mercado. Existe a possibilidade de que os rumores que ouvimos possam estar, na verdade, relacionados com os planos da Apple para o seu software CarPlay.
Tim Cook, CEO da Apple, foi questionado diretamente sobre os planos da empresa em termos de veículos autónomos. No entanto, foi tão evasivo quanto seria de esperar: “Veremos o que a Apple faz”, disse Cook ao New York Times.
De facto, será apenas uma questão de tempo até que a empresa revele as suas intenções. Até lá, aguardamos ansiosamente para ver o que o futuro reserva para a Apple e os seus planos para um carro elétrico.
Outros artigos interessantes: