A controversa estreia de Cyberpunk 2077 foi, segundo um executivo da CD Projekt Red, amplificada pelos fãs. O jogo, que no lançamento enfrentou vários obstáculos – entre eles problemas graves de inteligência artificial, bugs e falhas que levavam ao encerramento do jogo – chegou a ser retirado da loja da PlayStation em dezembro de 2020.
Controvérsia na estreia
Michal Platkow-Gilewski, vice-presidente de relações públicas e comunicação da empresa, comentou a respeito desta perceção de falha numa entrevista à GamesIndustry.biz, alegando que o jogo foi melhor recebido do que se pensa e que talvez estejamos todos a recordá-lo de forma errada.
“Na verdade, acredito que o Cyberpunk no lançamento foi muito melhor do que foi recebido, e até as primeiras críticas foram positivas”, disse Platkow-Gilewski. “Depois tornou-se uma moda não gostar dele. Passámos de heróis a zeros muito rapidamente. Foi o momento difícil. Não sabíamos o que estava a acontecer. Sabíamos que o jogo era excelente, sim podemos melhorá-lo, sim precisamos de tempo para o fazer, e precisamos de reconstruir algumas coisas.”
A experiência PC vs Consolas
No entanto, é importante salientar que as críticas positivas a que Platkow-Gilewski se refere foram maioritariamente realizadas em PC. Apesar de também existirem problemas de otimização nessa plataforma, eles não foram tão graves como os encontrados nas consolas.
Na mesma entrevista, Platkow-Gilewski comentou sobre os rumores de que a empresa estaria sobrecarregada com os vários títulos e spin-offs agendados para os próximos anos, incluindo Cyberpunk 2077 Phantom Liberty.
“Em primeiro lugar, todos esses projetos estão em diferentes etapas”, esclareceu Platkow-Gilewski. “Não é que estamos a fazer tudo ao mesmo tempo, pois isso seria muito trabalho. Estamos a pensar na estratégia para os próximos anos. Realmente preocupamo-nos com as nossas IPs, queremos desenvolvê-las, queremos criar jogos dentro delas. Mas também queremos garantir que estamos focados o tempo todo.”
Espera-se que a CD Projekt Red tenha aprendido com os erros cometidos no lançamento apressado de Cyberpunk 2077 e que reserve o tempo necessário para os seus próximos títulos, garantindo uma melhor qualidade inicial.
Até agora, tudo o que foi anunciado para o Cyberpunk 2077 Phantom Liberty parece incrível, com mais detalhes e grunge do que nunca numa nova versão da Night City que os fãs nunca viram antes.
Outros artigos interessantes: