A gigante tecnológica Google, pertencente à Alphabet, acaba de receber uma multa de 4 mil milhões de rublos (aproximadamente 47 milhões de dólares) por parte de um tribunal russo. O motivo desta multa está relacionado com o incumprimento de uma multa anterior que foi aplicada por alegado abuso de posição dominante no mercado de alojamento de vídeos.
Regras difíceis de cumprir
Segundo o organismo regulador russo, o Serviço Federal Antimonopólio (FAS), a Google foi multada em fevereiro de 2022 com um valor de 2 mil milhões de rublos. Este montante surgiu como resultado de práticas alegadamente “não transparentes, enviesadas e imprevisíveis” da subsidiária da Google, o YouTube, no que diz respeito ao bloqueio e suspensão de contas e conteúdos de utilizadores.
A Google apresentou um recurso desta decisão, mas até agora, ainda não fez qualquer comentário sobre a nova multa. O FAS avança que a multa anterior foi duplicada precisamente por não ter sido paga. A empresa terá agora de adicionar mais de 4 mil milhões de rublos ao orçamento da Federação Russa.
Nuvens negras sobre a Google na Rússia
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em março de 2022, a Google deixou de vender publicidade online no país. Contudo, ainda continua a oferecer alguns serviços gratuitos. Entretanto, com a apreensão da sua conta bancária pelas autoridades, a subsidiária russa da Google declarou falência.
Em termos globais, o YouTube tem bloqueado os meios de comunicação financiados pelo Estado russo. Ainda que exista pressão por parte de políticos e órgãos do Estado russo sobre o YouTube, o governo russo ainda não tomou as mesmas medidas que adotou com o Twitter, Facebook e Instagram, que estão todos bloqueados no país.
Por outro lado, a Rússia exige que as empresas de tecnologia estrangeiras armazenem os dados pessoais dos cidadãos russos em servidores localizados no país. A não conformidade pode resultar em multas ou até mesmo em proibições.
Em 2021, a Google foi multada em cerca de 100 milhões de dólares por um tribunal de Moscovo por não remover conteúdos proibidos pela legislação russa. O Tribunal Distrital de Tagansky descobriu que a Google tinha ignorado repetidamente os pedidos para eliminar o conteúdo banido e ordenou que a empresa pagasse uma multa administrativa de aproximadamente 7,2 mil milhões de rublos, equivalente a cerca de 98,4 milhões de dólares.
Outros artigos interessantes: