A Pesquisa Google, o YouTube e o Discover têm, frequentemente, um lugar de destaque no nosso dia a dia digital. Porém, as propagandas que aparecem nessas plataformas podem não corresponder sempre aos interesses dos utilizadores, seja por falta de precisão no perfil criado, seja por repetição de publicidade de um produto ou serviço.
Como gerir os anúncios indesejados
Para os utilizadores que desejam ter um maior controlo sobre os anúncios indesejados que lhes são apresentados, existe uma solução: a ferramenta “A Minha Central de Anúncios“.
Esta ferramenta do Google permite que os utilizadores bloqueiem anúncios indesejados de determinadas empresas/marcas ou setores. A sua utilização, porém, pressupõe que a opção de anúncios personalizados esteja activa. Quando desativada, o Google deixa de usar o histórico de navegação e os dados do utilizador para a publicidade.
No entanto, conforme a Google explica, a personalização da publicidade não significa uma redução do número de exibição de anúncios em geral. A solicitação de redução de anúncios só se aplica ao assunto ou marca definidos pelo utilizador, que passarão a ser exibidos com menos frequência. Anúncios esses que poderão voltar a aparecer caso o utilizador tenha feito uma solicitação para ver menos publicidade relacionada com “jóias”, mas pesquisar sobre brincos.
Através da Central de Anúncios, pode-se:
- Fazer a revisão dos temas, das marcas e dos últimos anúncios que apareceram;
- Personalizar anúncios, visualizando os mais recentes ou os mais mostrados;
- Gerir a privacidade, controlando quais informações serão usadas para a publicidade.
- Remoção e Denúncia de Anúncios
No YouTube, existe a possibilidade de subscrever o YouTube Premium para remover anúncios exibidos antes ou ao redor dos vídeos. No entanto, na pesquisa e em sites e aplicações de terceiros, não existe uma forma oficial de bloquear anúncios.
Além disso, o Google permite denunciar anúncios que possam violar as suas políticas. Para tal, basta clicar no ícone de “Informações” (ⓘ) que aparece junto à publicidade, seleccionar “Por que este anúncio?” e, de seguida, “Denunciar este anúncio”. O Google também disponibiliza um formulário para receber denúncias sobre publicidade enganosa, violenta ou que promova conteúdo sexual ou produtos restritos.
Outros artigos interessantes: