A Microsoft anunciou oficialmente que não está mais a desenvolver jogos para a consola Xbox One. A revelação foi feita por Matt Booty, chefe dos Xbox Game Studios, numa entrevista após o Xbox Games Showcase. Durante a conversa, foram abordados vários temas, desde Redfall a Halo, passando pela Activision Blizzard e muito mais. No entanto, um dos pontos mais interessantes foi a confirmação de que a Microsoft já não tem jogos em desenvolvimento para a Xbox One.
Segundo Booty, a equipa da Microsoft já “avançou para a Gen 9”, o que significa que não há jogos a serem desenvolvidos ativamente para a família de dispositivos Xbox One. A única exceção é o suporte contínuo a jogos ao vivo, como o Minecraft. No início desta geração, a Microsoft destacou a sua ênfase nos jogos cross-generation, garantindo que todos os seus jogos Xbox fossem o mais acessíveis possível.
Jogos exclusivos da geração atual via cloud
Com o fim dos jogos cross-gen nativos, Booty fez questão de salientar que os proprietários de Xbox One podem tecnicamente jogar todos os futuros jogos exclusivos da geração atual através dos serviços de cloud da Xbox, através do Game Pass Ultimate. “É assim que vamos manter o suporte”, afirmou.
Até agora, a Microsoft lançou a maioria dos seus novos jogos no Xbox One, com as duas principais exceções sendo o Microsoft Flight Simulator de 2021 e o recentemente lançado Redfall. É bom saber que, a partir de agora, todos os jogos da Microsoft devem ser desenvolvidos apenas com o hardware da geração atual em mente (embora, claro, a Series S ainda deva ser considerada).
Outros artigos interessantes: