A Xiaomi, conhecida empresa de tecnologia, teve uma ascensão significativa no ranking de “50 empresas mais inovadoras de 2023” do Boston Consulting Group (BCG), saltando para o 29º lugar, dois lugares acima da classificação do ano passado. Este avanço consolida a entrada da Xiaomi no top 30 das empresas mais inovadoras.
O reconhecimento atribuído pelo BCG é um atestado da prioridade que a Xiaomi dá à inovação, direcionando tanto investimento como talento para essa área, e procurando transformar esse investimento em resultados tangíveis. No primeiro trimestre deste ano, os gastos da Xiaomi em investigação e desenvolvimento (I+D) aumentaram 17,7% em comparação com o ano anterior, chegando a 541 milhões de euros.
Investimento em inovação
Até 31 de março de 2023, a equipa de I+D da Xiaomi era composta por aproximadamente 16.500 funcionários, mais de 50% da força de trabalho da empresa. Este empenho em I+D permitiu à empresa acumular mais de 32.000 patentes em todo o mundo até ao final de março de 2023. Espera-se que o investimento total em I+D para 2023 supere os 2 mil milhões de euros.
A Xiaomi tem adotado uma estratégia de transformação tecnológica, incluindo uma aposta forte na Inteligência Artificial (IA). Em abril, foi oficialmente criada a AI Lab Foundation Model, uma equipa dedicada à IA composta por mais de 1.200 funcionários. A empresa planeia continuar a expandir os cenários de utilização relacionados com IA, aproveitando ao máximo os avanços tecnológicos e explorando oportunidades com possíveis parceiros.
Metodologia do ranking
O ranking de empresas mais inovadoras do BCG é baseado numa pesquisa com mais de 1.000 executivos de inovação a nível global, realizada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. A pesquisa avalia o desempenho de uma empresa em quatro categorias: reconhecimento global, visão de competição de mercado, inovação na indústria e valor criativo.
O BCG publica o seu relatório anual sobre inovação desde 2003. Outras empresas na lista de 2023 incluem gigantes como Amazon, Alphabet, Microsoft, Siemens, Pfizer, SpaceX, Nike, IBM, entre outras.
O futuro da Xiaomi
Para a Xiaomi, 2023 é identificado como um ano crucial para acelerar o crescimento da empresa. A empresa mantém-se firme no avanço da sua nova estratégia empresarial, centrada num desenvolvimento de alta qualidade ancorado na sua incessante busca por avanços tecnológicos. A sua missão é permitir que todas as pessoas do mundo desfrutem de uma vida melhor através de tecnologia inovadora.
Outros artigos interessantes: