A série portuguesa Rabo de Peixe alcançou um marco histórico ao entrar no “top 10” global de séries em língua não-inglesa da Netflix. Pela primeira vez, um título nacional conquista tal feito, consolidando-se como uma das produções mais populares em 15 países.
O sucesso da série, baseada em factos reais e criada por Augusto Fraga, tem cativado o público ao redor do mundo. A Netflix revelou que foram consumidas 12 milhões de horas de Rabo de Peixe, o que a coloca como uma das mais vistas no mundo, de acordo com a sua metodologia de contagem baseada no tempo de visualização.
Na semana de lançamento, Rabo de Peixe rapidamente se tornou a série mais vista em Portugal na Netflix e alcançou posições de destaque nas listas de mais populares na Espanha e no Luxemburgo. Agora, a série sobe ainda mais alto e conquista o sétimo lugar entre as mais consumidas na Netflix, no período de 29 de maio a 4 de junho, sendo apenas ultrapassada por títulos como Fake Profile, Doctor Cha, The Good Bad Mother, O Silêncio, The Days e A Rainha do Sul.
Com o título internacional de Turn of The Tide, Rabo de Peixe continua a liderar a tabela oficial da Netflix em Portugal pelo segundo mês consecutivo. Além disso, a série conquistou uma audiência fiel em países como Bahamas (4.ª posição), Croácia (9.ª), Chipre (8.ª), Grécia (8.ª), Itália (8.ª), Jamaica (6.ª), Quénia (9.ª), Malta (5.ª), Polónia (9.ª), Suíça (9.ª), Trindade e Tobago (6.ª) e Uruguai (7.ª). O alcance internacional de Rabo de Peixe é um testemunho da sua narrativa envolvente e qualidade cinematográfica.
Rabo de Peixe parte de acontecimentos reais
Composta por sete episódios, Rabo de Peixe apresenta um ritmo e montagem que agarram os espetadores. O elenco é encabeçado por José Condessa, Helena Caldeira, Rodrigo Tomás e André Leitão, contando ainda com a participação de Albano Jerónimo, Maria João Bastos e Pepê Rapazote.
Sem spoilers, diz a sinopse da série da Netflix:
“Nada acontece na pequena aldeia açoriana de Rabo de Peixe, até que uma tonelada de cocaína dá à costa, mudando por completo a vida dos seus residentes. Eduardo, um jovem pescador, e os seus melhores amigos montam um negócio improvisado com a inesperada dádiva do Oceano Atlântico, mas uma tonelada de cocaína não passa despercebida. Os proprietários da droga, a polícia e uma série de personagens imprevisíveis são apenas alguns dos obstáculos que os nossos protagonistas terão de enfrentar, numa perigosa aventura da qual não há retorno possível.”
A série parte de um episódio real, quando em 2001 a carga de um veleiro que traficava droga caiu à água e acabou por dar à costa em Rabo de Peixe. A série foi produzida pela Ukbar Filmes exclusivamente para a Netflix.
Outros artigos interessantes: