A companhia aérea Air New Zealand, está a pesar passageiros antes de embarcarem em voos internacionais.
A companhia aérea da Nova Zelândia está a pedir aos seus passageiros que se submetam a uma pesagem antes de embarcar em voos internacionais. A autoridade de aviação civil da Nova Zelândia obriga à pesagem de tudo o que entra a bordo dos aviões, mas é atribuído um peso médio aos passageiros. Ao pesar passageiros, o objetivo é o de fornecer informações essenciais aos pilotos sobre o peso e equilíbrio das aeronaves antes da decolagem.
“Pesamos tudo o que vai na aeronave, desde a carga, passando pelas refeições a bordo até à bagagem no porão”, afirma, em comunicado, o especialista em melhoria de controlo de carga da Air New Zealand, Alastair James.
Pesar passageiros para aumentar segurança
Atualmente, a autoridade de aviação civil da Nova Zelândia define um peso padrão de 86 quilos, incluindo a bagagem de mão, para passageiros acima dos 13 anos.
Episodicamente, as companhias aéreas fazem campanhas para pesar passageiros. É o que está a fazer a Air New Zealand. Pesando 10 mil passageiros durante um período de um mês, a companhia aérea pretende obter dados relevantes para garantir a segurança e eficiência dos voos.
Subir para a balança pode ser “assustador”
Apesar de ser à frente de todos que a Air New Zealand está a pesar passageiros, garante que os números obtidos serão mantidos em anonimato, inclusive para os seus funcionários.
“Sabemos que subir à balança pode ser assustador. Queremos tranquilizar os nossos clientes, pois não há nenhum ecrã visível em lado nenhum. Ninguém pode ver o seu peso – nem mesmo nós! É completamente anónimo”, diz Alastair James, citado pela companhia aérea
A última atualização do peso médio de passageiro ocorreu em 2004, quando aumentou de 77 para os atuais 86 quilos. Alastair James sublinha que o processo de pesagem é simples e voluntário, e ao colaborarem com essa iniciativa, os passageiros contribuirão para a segurança e eficiência dos voos. O estudo teve início esta semana e prosseguirá até julho.
Além disso, estatísticas de saúde recentes indicam que a população neozelandesa está enfrentando um aumento no peso. De acordo com uma investigação nacional realizada nos anos de 2020 e 2021, a taxa de obesidade entre adultos atingiu 34%, em comparação com os 31% registados entre 2019 e 2020. No caso da obesidade infantil, os números também aumentaram, passando de 10% (2019/20) para 13% (2020/21).
Outros artigos interessantes: