As vendas de smartphones a nível mundial têm perspetivas de abrandamento para 2023, no entanto, a Samsung parece estar a ajustar-se às condições de mercado, investindo na área dos smartphones dobráveis, como o Galaxy Z Flip 4 e o Galaxy Z Fold 4.
Esta decisão vem na sequência das previsões recentes do IDC que estimam um total de 1,17 mil milhões de smartphones vendidos este ano, refletindo uma diminuição de 3,2% face ao ano anterior. A justificação para esta quebra encontra-se nas atuais condições económicas à escala global.
Previsões para 2024 são mais animadoras
Apesar da projeção menos positiva para 2023, as expetativas para 2024 são de um crescimento de 6% nas vendas de smartphones, ano após ano. A procura por smartphones tem vindo a recuperar mais lentamente do que o esperado. Felizmente para a Samsung, prevê-se um aumento na quota de smartphones dobráveis vendidos, o que poderá resultar numa melhoria no Preço Médio de Venda (ASP) e nas margens de lucro da empresa sul-coreana.
Com efeito, a Samsung planeia lançar dois novos modelos de smartphones dobráveis — Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5 — já em julho de 2023. Mas a Samsung não está sozinha nesta aventura. A Google também lançou o seu primeiro smartphone dobrável este ano, seguindo-se outras marcas como Honor, Huawei, Motorola, OPPO, Tecno, Vivo e Xiaomi, que têm apostado neste segmento.
A OnePlus planeia lançar o seu primeiro smartphone dobrável este ano, enquanto a Apple vai esperar mais alguns anos antes de lançar o seu iPhone dobrável.
Estratégias de mercado perante incertezas
Nabila Popal, diretora de pesquisa da IDC’s Mobility and Consumer Device Trackers, afirma que “Se 2022 foi um ano de excesso de stock, 2023 será um ano de cautela. Todos querem ter stock disponível para surfar a onda da inevitável recuperação, mas ninguém quer ficar preso a ele durante muito tempo. Isso também significa que as marcas que correm riscos — no momento certo — podem potencialmente colher grandes recompensas”.
Perspetivas a longo prazo e a aposta em produtos complementares
Até 2027, estima-se que as vendas de smartphones alcancem quase 1,4 mil milhões de unidades. No entanto, o ASP dos smartphones deverá cair de $421 em 2023 para $377 em 2027. Assim, várias empresas, como a Samsung, estão a investir em produtos e ofertas dentro do seu ecossistema.
A Samsung, por exemplo, tem vindo a oferecer outros produtos da gama Galaxy, como os Galaxy Buds, Galaxy Books, Galaxy Watches e dispositivos e eletrodomésticos inteligentes compatíveis com a SmartThings.
Outros artigos interessantes: