As residências modernas estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas, e os potenciais compradores tornam-se mais exigentes, particularmente no segmento de luxo.
A integração de tecnologia inteligente é uma das demandas mais frequentes no mercado de luxo, uma vez que proporciona maior conforto ao proprietário e segurança ao imóvel e aos seus ocupantes.
Existem vários produtos disponíveis para auxiliar na digitalização de uma casa, incluindo assistentes virtuais, sensores, câmaras, fechaduras e interruptores, e diferentes tipos de iluminação inteligente.
Para ajudá-lo a dar o primeiro passo na digitalização da sua casa, aqui estão três sugestões da Engel & Völkers:
Invista num bom hub
A base de um bom sistema de smart home é a unidade de controlo central, que assegura uma comunicação com os dispositivos periféricos através da Internet, Bluetooth ou rádio. Os chamados gateways ou hubs são oferecidos por diversos fabricantes com diferentes opções de comunicação. Aconselhamos que opte por um hub que seja o mais abrangente possível desde o início, com diferentes vias de comunicação, para que o sistema de domótica se possa expandir consoante desejado e que o hub não seja um entrave na compatibilidade de novos produtos.
Garanta mais praticidade, comodidade e conforto
Existe uma vasta oferta de produtos inteligentes para transformar a sua casa numa Smart Home: tomadas, sensores, câmaras, fechaduras e interruptores.
Comece por escolher o produto que melhor se adaptará ao seu estilo de vida, de acordo com a respetiva funcionalidade e com as suas necessidades.
As tomadas inteligentes podem determinar o início do funcionamento de qualquer eletrodoméstico, como por exemplo, programar a tomada que está ligada à máquina do café para se ligar todos os dias às oito da manhã.
Os robots inteligentes podem dar início à limpeza enquanto está fora de casa, para que esteja tudo limpo quando chegar, aproveitando esse tempo para realizar outras tarefas ou para descansar.
Atualmente, a inteligência artificial no domínio da domótica engloba desde frigoríficos inteligentes, que facilitam as compras no supermercado graças à câmara interior integrada, a dispositivos de iluminação inteligentes, que se podem programar para diversos modos, com diversas cores, e até fechaduras inteligentes.
Basta escolher o que mais se adapta ao seu estilo de vida e qual dos dispositivos, de acordo com as suas necessidades, lhe trará mais tempo livre.
Aposte em produtos mais sofisticados se pretende aumentar o valor da sua propriedade
Cada um deve decidir por si próprio em que ponto uma Smart Home ultrapassa a linha entre o que é necessário e o que é luxo.
No entanto, se o imóvel dispuser de certo tipo de equipamentos e dispositivos inteligentes, como um equipamento de entretenimento doméstico inteligente, cinema em casa inteligente ou colunas inteligentes em todas as divisões, são sempre fatores que serão tidos em conta para aumentar o valor da propriedade.
Além disso, também outros produtos, como as câmaras de videovigilância inteligente, os controlos de persianas e as fechaduras inteligentes, prometem mais comodidade e oferecem segurança adicional para a casa ou o apartamento.
Conclusão: A casa inteligente do futuro começa hoje
A digitalização da casa não é mais uma visão futurista, mas uma realidade presente que está a transformar a forma como vivemos. Ao investir num bom hub, escolher produtos que aumentem a praticidade e o conforto, e apostar em dispositivos mais sofisticados, podemos aumentar não só o valor da nossa propriedade, mas também a qualidade da nossa vida diária.
A casa inteligente é uma tendência que veio para ficar, e a sua implementação é uma decisão estratégica que pode trazer benefícios significativos. Seja para aumentar a segurança, melhorar a eficiência energética ou simplesmente para tornar a vida mais conveniente, a digitalização da casa é um passo em direção a um futuro mais inteligente e conectado.
Para mais informações sobre a Engel & Völkers visite o site oficial
Outros artigos interessantes: