Na transição da noite de 21 para 22 de Maio, o Instagram, uma das maiores plataformas de redes sociais do mundo, enfrentou uma interrupção de serviço que durou cerca de três horas.
Este incidente, confirmado pelo Downforeveryoneorjustme.com, não só interrompeu a rotina dos utilizadores, mas também teve repercussões de ordem financeira.
Apagão provoca perda de receita ao Instagram
A Inventive Data, uma equipa especializada em análise de dados, decidiu investigar o impacto financeiro desta interrupção.
De acordo com informações da Bloomberg, o Instagram gerou uma receita total de cerca de 49,91 mil milhões de dólares em 2022.
Se fizermos as contas, a plataforma gera aproximadamente 5.697.488 dólares por hora, graças aos anúncios exibidos.
Consequentemente, os especialistas da Inventive Data estimam que a falha tenha resultado numa perda surpreendente de 17,09 milhões de dólares para o Instagram durante essas três horas críticas.
Evidentemente, o prejuízo apontado acima é uma simples extrapolação e, certamente, existirão outras variáveis que poderão mostrar números ligeiramente diferentes (superiores ou inferiores). De qualquer maneira, é possível concluir que, se o serviço parou por três horas, houve perda de receitas. É claro que também é possível concluir que o pequeno prejuízo corresponde a um simples “grão de areia” das receitas geradas pela rede social.
Confusão Entre os Utilizadores
Adicionalmente, durante a falha do Instagram, milhares de pessoas pensaram que a sua ligação à internet estava com problemas e tentaram resolver a situação com os seus fornecedores de internet. O Google Trends confirma o aumento explosivo do número de pesquisas por “Internet Down” durante a falha.
Outros artigos interessantes: