O smartwatch Huawei Watch 4 tem a capacidade de monitorizar a taxa de glicémia, ou seja, de verificar o açúcar no sangue.
Embora a novidade esteja disponível apenas na China, é muito provável que a monitorização da glicémia chegue à Europa dentro de pouco tempo
A funcionalidade de hipoglicemia foi anunciada pelo CEO da Huawei, Yu Chengdong, numa publicação no Weibo, onde destacou os esforços da empresa em inovar e colaborar com instituições médicas de renome.
O anúncio da monitorização de açúcar no sangue
“Desde que entrou no campo da saúde desportiva em 2013, a Huawei tem continuado a inovar e a cooperar com instituições médicas de renome na última década. E fez novos progressos no domínio da saúde do açúcar no sangue”, afirmou.
Chengdong afirmou que os utilizadores autorizados a participar no projeto de investigação receberão notificações caso sejam detetados níveis elevados de açúcar no sangue após um período de utilização do relógio.
Para o desenvolvimento deste recurso, a Huawei estabeleceu uma parceria com uma instituição médica chinesa, cujo nome não foi especificado. O relógio utilizará dados relacionados com o ritmo cardíaco e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) para alertar os utilizadores sobre o risco de açúcar elevado no sangue.
Imagens mostram que Huawei não quer substituir monitor de glicose
No entanto, com base nas imagens de ecrã divulgadas, a funcionalidade não tem como objetivo substituir ou imitar um monitor de glicose contínuo de nível médico. Em vez disso, ela foi concebida para fornecer conselhos aos utilizadores quando os níveis de açúcar no sangue parecerem estar demasiado altos.
Europa pode aprovar
A Huawei possui um histórico sólido na transferência de funcionalidades de saúde para além das fronteiras chinesas. Recentemente, obteve a certificação da sua tecnologia de ECG (eletrocardiograma) na Europa, que foi incorporada nos modelos Huawei Watch GT3 Pro e Watch Ultimate. Essa conquista aumenta a probabilidade de que a tecnologia de rastreio de glucose também chegue ao mercado europeu.
Novo sistema para monitorizar a saúde
O Huawei Watch 4 e Huawei Watch 4 Pro tem integrado o sensor ótico de frequência cardíaca Huawei TruSeen 5.0 e contam com recursos de ECG e rigidez arterial. Eles fazem parte de um novo sistema de monitorização da saúde com um simples toque, fornecendo aos utilizadores uma forma rápida e fácil de verificar sete métricas vitais. Essas métricas incluem a saturação de oxigénio no sangue, o ritmo cardíaco, os níveis de stress, a temperatura da pele, medições de ECG e uma avaliação da saúde respiratória e rigidez arterial.
Além disso, os utilizadores terão acesso a um novo relatório de tendências que consolidará todos esses dados, tornando-os ainda mais úteis para a monitorização da saúde diária.
Outros artigos interessantes: