Tivemos a oportunidade de testar exaustivamente o teclado mecânico da RedMagic, concebido com especial foco na comunidade dos amantes de vídeo-jogos. A reconhecida fabricante de smartphones gaming lançou-se com toda a confiança neste segmento de mercado, oferecendo um produto premium que consegue surpreender em praticamente todos os segmentos.
O teclado mecânico da RedMagic apresenta uma construção sólida, com switches TTC Silver Speed V2 que são um prazer para uma escrita rápida e sessões de gaming, especialmente quando complementados por teclas PBT de alta qualidade. Esta combinação resulta numa experiência de escrita suave, relaxante e com um som “thocky”, tal como se diz no universo dos teclados mecânicos personalizados.
É impossível fugir ao facto de que, para o utilizador comum, este é um teclado com um preço bastante elevado, estando disponível no site da fabricante por 199 euros. No entanto, quando colocado lado a lado com ofertas semelhantes (e mais caras) de fabricantes de renome internacional, não parou de nos surpreender.
Experiência de unboxing
O teclado mecânico RedMagic chega numa caixa prateada que reflete na perfeição a filosofia de design da fabricante, tal como acontece nos seus smartphones. Ao abrires a caixa vais encontrar o teclado, protegido por uma capa de plástico, que pode depois ser usada para evitar acumulação de pó.
Ainda na caixa vais encontrar um cabo USB de alta qualidade, uma ferramenta para trocar os switches e teclas. Como seria de esperar, vais ainda ter à disposição os tradicionais manuais, para te ajudar a configurar e tirar máximo proveito do teu novo teclado mecânico.
Qualidade de construção
Se estás habituado a teclados de plástico extremamente leves, vais ter à tua espera uma grande surpresa com o teclado mecânico da Redmagic. É um teclado robusto, com layout completo e um peso de 1,15 kg, garantindo assim uma base segura até mesmo para as sessões de jogo mais intensas. Os grandes responsáveis pelo seu peso superior a 1 kg são a placa frontal de alumínio e a caixa de plástico espessa.
Para garantir que não acontecem “derrapes” na tua mesa, o teclado chega com quatro pés de borracha num ângulo de 90º, garantindo assim uma generosa superfície. Além disso, vais poder ajustar o grau de inclinação graças a dois pés extra, que permitem elevar a traseira do teclado para uma experiência de escrita mais natural e confortável.
Personalização
Tal como a maioria dos teclados mecânicos, também oda RedMagic coloca à disposição um grande nível de personalização. No que respeita às suas características mais incomuns, temos de destacar o ecrã LCD, que pode ser controlado com a pequena roda. Através deste ecrã vais poder controlar várias opções no teu teclado, começando pelos efeitos disponíveis para as luzes LED, assim como níveis de performance do computador e imagem personalizada para o screensaver do ecrã.
No que respeita às luzes RGB, temos LEDs individuais para cada uma das teclas, o que vai garantir uma iluminação suave e completa em todas as opções. Além disso, vale ainda destacar que os LEDs são bastante potentes, garantindo que não vais ter problemas de fraca iluminação. Tens à disposição várias opções de efeitos de iluminação, contando com um total de 11 modos diferentes.
Se quiseres ir ainda mais além, vais também poder trocar os switches e keycaps, se assim o desejares. Assim, terás a certeza que vais poder utilizar a combinação perfeita para que tenhas a melhor experiência de utilização possível, caso o seu estado original não seja perfeito para ti.
Experiência de escrita e gaming
Quando entras no mundo dos teclados mecânicos não demora muito tempo até perceberes o quão diferente é a experiência de toque e som. Dependendo dos switches que tens no teu teclado e o tipo de keycap, vais alcançar experiências distintas, sendo a forma perfeita para conseguir agradar a qualquer tipo de utilizador.
No caso do teclado mecânico da RedMagic, a combinação é fantástica. A conjugação dos switches TTC Speed Silver V2, teclas de PBT e design com juntas de silicone, faz com que possas usufruir de uma experiência tátil subtil e um som suave, ainda que bastante satisfatório. Não será tão silencioso como um teclado de um portátil, mas comparado com muitos outros teclados no mercado, não vai “irritar vizinhos”.
O perfil das teclas é muito confortável, e ajuda a que não aconteçam toques acidentais, ou toques não reconhecidos pelo switch. Por isso, tanto a experiência de escrita como de gaming será de alto rendimento.
A única crítica a deixar é mesmo no que respeita à fonte utilizada na legenda das teclas. Ainda que seja compreensível o objetivo da fabricante, sendo uma fonte típica do universo gaming, está longe de ser a mais fácil de identificar. Existem várias teclas que se olhasses apenas para uma tecla individualmente, irias ter algumas dificuldades em identificar a letra ou o número.
Conectividade e autonomia
Considerando o seu preço, seria de esperar que o teclado mecânico RedMagic chega-se também com várias opções de conectividade. Por isso, não é com surpresa que vemos suporte para três formas de conectividade. Vais poder escolher entre ligação por cabo, 3 canais de bluetooth (até 3 dispositivos diferentes) e através do dongle 2.4GHz.
Para trocar entre as várias formas de ligação tens um switch de fácil acesso na traseira do teclado. Se estiveres a utilizar o modo Bluetooth, vais poder alternar entre os vários dispositivos através de um simples atalho no teclado: Fn + 1, 2 e 3. No caso da ligação através do dongle 2.4GHz, o atalho é Fn + 4. Vale ainda destacar que podes utilizar os atalhos Fn + W e Fn + A para alternar entre “modo Windows” e “modo macOS”, respetivamente.
Se decidires utilizar o teclado através de um dos modos sem fios, vais poder contar com uma bateria de 4,000mAh. Considerando uma utilização média (6 horas por dia), o teclado pode oferecer uma autonomia de até 30 dias se não utilizares as luzes LED. Caso ilumines o teclado, a autonomia reduz-se drasticamente para cerca de 3 dias.
Atalhos de teclado disponíveis
- Fn + F1: Reduz o brilho do ecrã
- Fn + F2: Aumenta o brilho do ecrã
- Fn + F3: Abre a aplicação de email
- Fn + F4: Abre a calculadora
- Fn + F5: Abre o explorador de ficheiros
- Fn + F6: Abre o reprodutor de media
- Fn + F7: Retroceder música
- Fn + F8: Reproduzir / Pausar
- Fn + F9: Avançar música
- Fn + F10: Silêncio
- Fn + F11: Reduzir volume
- Fn + F12: Aumentar volume
Preço e disponibilidade
Tal como referido no início da análise, o teclado mecânico RedMagic está disponível no site oficial da fabricante por 199 euros. Anda que possa parecer um preço bastante elevado caso não estejas dentro do universo dos teclados mecânicos, este é um preço bastante acessível, considerando tudo o que tem para oferecer. Especialmente quando colocamos o teclado mecânico RedMagic lado a lado com alguns dos seus rivais, torna-se ainda mais fácil ter uma boa noção do valor que oferece para o dinheiro.
Outros artigos interessantes: