A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma força do bem. Ouviste bem. Tivemos a prova disso no Google I/O 2023.
Enquanto muitos de nós nos preocupamos com a forma como os chatbots de inteligência artificial, como o ChatGPT, poderiam tomar os nossos empregos ou desencadear a III Guerra Mundial, soluções baseadas em IA estão a resolver problemas do mundo real e, por vezes, até a ajudar pessoas a recuperar (e mais) de uma tragédia.
Depois da tempestade
Há dois anos, o streamer de jogos quadriplégico, Lance Carr, perdeu tudo num incêndio, que começou durante uma das suas transmissões ao vivo. Carr, que sofre de distrofia muscular, perdeu não só a sua casa no Colorado, mas também todo o equipamento assistivo que usava para jogar vídeo jogos em directo no Twitch. Pior ainda, o equipamento personalizado estava desactualizado e era praticamente insubstituível.
Para Carr, que não tem controlo sobre nenhuma parte do seu corpo abaixo dos ombros, controlar o seu PC para jogar e transmitir jogos seria impossível.
Projecto GameFace: uma nova esperança
O Projecto GameFace da Google, no entanto, mudou tudo isso. Em vez de tentar comprar e adaptar equipamento de gaming assistivo, a Google e Carr optaram por uma ideia inovadora: usar a sua cara para controlar o seu PC e os jogos.
Segundo Laurence Moroney, líder de defesa da IA da Google, autor e, ocasionalmente, artista de IA, o Projecto GameFace usa uma webcam comum e o MediaPipe da Google, um sistema que une vários modelos de IA de Aprendizagem Automática (não especificou quais) para construir uma malha ao vivo de 468 pontos em qualquer rosto. Estes pontos são convertidos em telemetria para cliques e movimentos do rato. O MediaPipe também já foi usado anteriormente para criar avatares virtuais.
Tudo isto está ligado a uma interface onde se podem mapear expressões e movimentos de cabeça para a entrada de dados no computador, o que significa que, em vez de ser uma solução universal, o Projecto GameFace pode ser personalizado para a forma como queres controlar a acção. E o sistema é tão preciso que Carr consegue usá-lo para escrever o seu primeiro nome em letra cursiva.
O Projecto GameFace e a privacidade dos dados
A outra boa notícia é que, embora o Projecto GameFace esteja constantemente a rastrear os movimentos faciais, não está a armazenar imagens ou quaisquer dados para reconhecimento facial.
Portanto, da próxima vez que alguém te disser que o resultado óbvio de toda a IA é a destruição global, faz uma pausa e pensa ou até mesmo menciona Carr. Onde há utilidade e propósito, há possibilidades. Na verdade, a IA tem tanto potencial para o bem, como para o mal.
Outros artigos interessantes: