Na conferência I/O 2023, a Google anunciou uma série de novas funcionalidades para a Play Store que prometem mudar a forma como encontras e instalas aplicações. Estas mudanças podem incluir descrições de aplicações parcialmente escritas por inteligência artificial e uma curadoria personalizada com base em fatores como região e uso de aplicações. Além disso, também foram anunciadas melhorias de segurança.
Já existia a possibilidade de te deparares com descrições de aplicações criadas por inteligência artificial, graças à prevalência de chatbots e geradores de texto como o ChatGPT da OpenAI ou o Notion AI. No entanto, a Google vai agora incorporar esta funcionalidade directamente na Play Store. Os programadores de aplicações poderão introduzir algumas directrizes e a IA escreverá uma descrição completa e personalizada para a aplicação. A partir daí, o programador pode optar por publicar a descrição gerada pela IA, editá-la ou descartá-la.
Listagens de aplicações mais personalizadas
Além do uso da IA, a Google também irá expandir as ferramentas manuais que os programadores podem usar para adaptar uma aplicação especificamente para ti. A partir do último ano, a Google permite aos programadores criar múltiplas listagens para a mesma aplicação, com um limite de 50 listagens.
Estas listagens podem agora ser criadas para utilizadores inactivos, o que significa que poderás ver uma aplicação que não usas há algum tempo a apresentar uma descrição que te explica por que deverias voltar a usá-la.
Melhorias de segurança na Play Store
A Google também anunciou melhorias no seu programa Google Play Protect, que analisa as aplicações à procura de problemas de segurança, como malware. A empresa afirmou que impediu 1,4 milhões de aplicações que violavam as suas regras de entrarem na Play Store. Agora, a protecção de integridade automática está a ser expandida, trazendo segurança ao estilo DRM para a Play Store, garantindo que uma aplicação não pode ser adulterada.
Finalmente, a Google introduziu a capacidade de definir vários preços por período de facturação, adicionar novos métodos de pagamento e definir preços diferentes para mercados emergentes. Apesar de estas novidades poderem não ser as mais emocionantes, afectam a Play Store, uma loja de aplicações que muitos utilizadores dos melhores smartphones Android utilizam frequentemente.
Outros artigos interessantes: