O WhatsApp está a ser alvo de críticas devido a um problema que necessita de resolução urgente. Segundo várias denúncias de utilizadores, a aplicação continua a utilizar o microfone mesmo após o fecho da mesma, devido a um erro de programação.
Este problema parece estar a afetar vários smartphones Android, incluindo modelos da Samsung e Google.
Erro reportado por engenheiro do Twitter
Foi um engenheiro do Twitter que trouxe a público este erro do microfone do WhatsApp, partilhando uma captura de ecrã do histórico de atividade do microfone no Painel de Privacidade do Android. A imagem mostra claramente a frequente utilização do microfone pela aplicação WhatsApp. Além disso, a atividade do microfone era visível através da notificação de ponto verde na barra de estado do Android.
WhatsApp aponta o dedo ao sistema operativo Android
Em resposta aos relatos preocupantes dos utilizadores, o WhatsApp alegou que a falha está no sistema operativo Android e não na aplicação em si. A empresa afirma que existe um erro no Android que está a atribuir informações erradas no painel de privacidade e solicitou ao Google que investigasse mais a fundo a situação.
Elon Musk critica o WhatsApp
A resposta do WhatsApp só foi dada após o bilionário Elon Musk ter expressado a sua opinião sobre o assunto na sua conta oficial do Twitter. Como já se podia prever, a reação de Musk não foi positiva, acusando o WhatsApp de falta de confiança.
Independentemente do resultado desta controvérsia, é uma situação preocupante para os milhares de milhões de utilizadores do WhatsApp, cuja privacidade pode estar em risco. Até ao momento, ainda não existe uma solução para este erro.
Outros artigos interessantes: