Novos modelos de trabalho na área de tecnologia de informação – TI – ajudam as mulheres a conciliar maternidade e carreira.
A maternidade é um desafio para muitas mulheres que procuram estabelecer-se no mercado de trabalho. Para não sacrificar suas carreiras, muitas tentam equilibrar a vida de mãe com suas obrigações profissionais, visando um dia a dia mais saudável e uma melhor qualidade de vida.
A Kstack, empresa especializada em Hunting de TI, defende que a atuação na área de tecnologia traz flexibilidade, boas remunerações e a possibilidade de escolher entre trabalhar em casa ou na empresa.
Novos modelos de trabalho na tecnologia
Segundo Priscila de Oliveira, Head de Cultura e Pessoas na Kstack, os novos modelos de trabalho na área de tecnologia proporcionam um novo conceito de prestação de serviço, facilitando a vida das mães que trabalham no setor. A maioria das oportunidades atuais são em home office ou modelo híbrido, permitindo que as mães percam menos tempo em deslocamentos e possam passar mais tempo de qualidade com seus filhos.
Um estudo do LinkedIn revelou que 71% das mulheres trabalhadoras acreditam que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é a definição mais sincera de sucesso profissional. Com mais de 25 anos de carreira na área de tecnologia, Luciana Munhoz Gonçalvez, Especialista em Operações na Kstack e mãe de um filho adulto, acredita que o modelo remoto defendido pela empresa é um avanço importante para a adaptação da rotina.
Benefícios do trabalho remoto para mães
Luciana destaca que o trabalho remoto oferece flexibilidade de horário, autonomia e liberdade para cuidar e interagir com os filhos, além de poder participar da rotina diurna das crianças. No entanto, ela ressalta que o trabalho remoto também apresenta desafios quando se trata de conciliar a rotina de mãe e profissional.
A especialista afirma que já enfrentou preconceito no mercado de trabalho de TI por ser mulher e mãe, mas hoje lida com o etarismo. Ela defende a necessidade de uma maior conscientização por parte das empresas em relação às mães, que têm realidades e necessidades diferentes, e destaca que muitas mulheres assumem, além das responsabilidades do lar, as responsabilidades da maternidade.
Flexibilidade de horário e trabalho remoto no ambiente moderno
Uma pesquisa encomendada pela Microsoft ao IBOPE Conecta mostrou que 68% dos entrevistados acreditam na relação entre trabalho e tecnologia, e na flexibilidade de horário como característica fundamental em um ambiente de trabalho moderno. A pesquisa também revelou que 62% da população considera o conceito de trabalho moderno relacionado à possibilidade de trabalho remoto ou em outros ambientes que não necessariamente dentro da empresa, e que quase metade dos profissionais brasileiros já trabalha de casa pelo menos uma vez por semana.
Sobre a Kstack
A Kstack é uma consultoria especializada em serviços de Hunting e professional services para o mercado tech, atuando há seis anos no mercado nacional e internacional.
Outros artigos interessantes: