Atualmente, não existe uma forma prática de aceder ao Google Tasks a partir de um computador. Enquanto serviços como o Google Calendar e o Keep possuem aplicações web completas, o Google Tasks está escondido num menu lateral dentro desses outros serviços.
Os utilizadores de ChromeOS têm contornado esta limitação usando a aplicação Android do Tasks, mas agora, parece que a Google está a trabalhar na integração das Tarefas diretamente na barra de sistema do ChromeOS.
Integração nativa do Tasks no ChromeOS
O site About Chromebooks relata que foi encontrado código relacionado com a integração nativa do Tasks no ChromeOS no Chromium Gerrit. Ainda não há muita informação disponível, mas parece que o Google Tasks ficará alojado na barra de sistema, no canto inferior direito do ecrã, funcionando de maneira semelhante à integração do Google Calendar, que os Chromebooks receberam no ChromeOS 99 no ano passado. Ao clicar no ícone, abrirá uma lista de tarefas flutuante, povoada com as Tarefas do Google.
Ainda não está claro quando esta funcionalidade estará disponível em versões de pré-visualização, mas o desenvolvimento parece estar numa fase inicial. O About Chromebooks indica que, com o código atual, não seria possível marcar subtarefas aninhadas nas tarefas principais, o que dificultaria a organização de projetos maiores usando esta nova ferramenta.
Tem sido um período agitado no universo ChromeOS. No início desta semana, noticiámos que a última versão de desenvolvimento do ChromeOS vem com novos protetores de ecrã dinâmicos. Portanto, mesmo que esta nova integração do Tasks demore algum tempo a ser implementada, os fãs do Chromebook têm muito pelo que esperar.
Outros artigos interessantes: