A Mozilla anunciou a aquisição da startup Fakespot, que utiliza inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática para identificar avaliações falsas ou pouco fiáveis.
A empresa planeia integrar a extensão do Fakespot no seu navegador Firefox e utilizar o sistema de classificação desta para atribuir uma nota entre A e F, com base na autenticidade das avaliações. A Mozilla também trabalha em novas funcionalidades exclusivas do Fakespot que ajudarão os utilizadores a tomar decisões de compra informadas em todos os principais retalhistas, incluindo Amazon, BestBuy, eBay, Walmart, Shopify e Sephora.
Em relação às preocupações de que a Mozilla tornasse o Fakespot exclusivo para o seu navegador, Steve Teixeira, Diretor de Produto da Mozilla, garantiu que a extensão continuará a funcionar em todos os principais navegadores web e dispositivos móveis, e que a Mozilla apenas melhorará a experiência.
Aposta da Mozilla na IA
Desde o início da revolução da IA no ano passado, empresas como a Mozilla e a Microsoft têm procurado integrar mais funcionalidades de IA e ganhar quota de mercado ao Chrome. A aquisição do Fakespot está alinhada com os objetivos da empresa e surge pouco tempo depois do lançamento da Mozilla.ai, uma startup focada na IA que pretende criar IA de código aberto e confiável.
“Consideramos que existe um mercado comercial para IA confiável e que este mercado precisa crescer se quisermos mudar como a indústria constrói IA nas aplicações, produtos e serviços que todos utilizamos diariamente. A Mozilla.ai, trabalhando em conjunto com várias empresas, investigadores e governos aliados, tem a oportunidade de criar coletivamente um ‘stack’ de IA de código aberto com ‘confiança em primeiro lugar'”, afirmou Mark Surman, presidente executivo da Mozilla.