Parece que quase todos os fabricantes de telemóveis estão a tentar lançar o seu próprio dispositivo dobrável. Desde o próximo Galaxy Z Fold 5 da Samsung até ao misterioso (mas talvez não por muito tempo) Pixel Fold da Google, todos querem participar na ação. Já ouvimos falar que a OnePlus lançará o seu primeiro telemóvel dobrável este ano, e agora a data de lançamento pode estar mais próxima do que nunca.
Segundo o conhecido informante Max Jambor, a OnePlus apresentará a sua primeira incursão em dispositivos dobráveis em algum momento de agosto (via 9to5Google). Jambor não especifica uma data concreta, mas se os lançamentos anteriores da OnePlus servirem de referência, a empresa poderá anunciar o dobrável no início do mês — em 2022, o OnePlus 10T foi oficializado a 3 de agosto. Talvez vejamos um calendário semelhante este ano.
Concorrência acirrada no mercado de dobráveis
A OnePlus provavelmente enfrentará uma forte concorrência no segmento dos dobráveis. A Google poderá anunciar o Pixel Fold durante o Google I/O deste mês. E embora agosto seja normalmente o mês do evento Samsung Unpacked, o Galaxy Z Fold 5 e o Z Flip 5 podem estrear um pouco mais cedo neste verão do que o esperado.
Enquanto esses são os maiores players a lançar telemóveis dobráveis, muitos outros experimentam também. A Motorola está a trabalhar na próxima geração de Razrs, mas rumores indicam que as especificações podem estar um pouco desatualizadas.
Outras marcas apostam em smartphones dobráveis
A nível internacional, a Huawei prepara o lançamento do P60 Pro, um dobrável que pode ser mais leve do que a concorrência. A Vivo também aprimora os seus telemóveis dobráveis, tendo lançado recentemente o X Fold 2 e o X Flip na China.
Embora a maioria dos telemóveis dobráveis ainda seja muito cara para uso comum, o recém-lançado Phantom V Fold da Tecno é a forma mais acessível de entrar nesse mundo. Com um preço de 1100 dólares, fica muito abaixo da concorrência, onde muitos começam em mais de 1500 dólares. Será que a OnePlus também vai abalar o mercado de dobráveis com a sua própria oferta? Devemos descobrir em apenas mais alguns meses.
Outros artigos interessantes: