Este ano, surgiram rumores de que a Apple vai limitar a velocidade de dados e carregamento em cabos não certificados pela MFi no futuro iPhone 15, que ainda não foi lançado. O comissário da UE, Thierry Breton, já advertiu a Apple sobre isso quatro meses antes do habitual evento de apresentação do iPhone.
Rumores sobre o USB-C no iPhone 15
Em fevereiro, o informante ShrimpApplePro previu que a Apple estaria a produzir em massa cabos USB-C Made for iPhone (MFi) antes do lançamento do iPhone 15 no outono. No entanto, também foi mencionado que cabos não certificados teriam limitações na velocidade de dados e carregamento.
Em março, o respeitado analista da Apple, Ming-Chi Kuo, corroborou a informação, afirmando que a Apple permitiria velocidades de carregamento mais rápidas com o USB-C no iPhone 15, mas não para cabos não certificados pela Apple ou não-MFi.
A resposta da Comissão Europeia
A Comissão Europeia tem estado atenta aos rumores sobre o USB-C da Apple e decidiu agir para tentar evitar que as limitações nos cabos USB-C aconteçam.
Segundo a Zeit Online, citada pelo MacRumors, o comissário da Indústria da UE, Thierry Breton, escreveu uma carta de advertência à Apple, vista pela agência de notícias alemã dpa. Breton referiu-se aos recentes relatos na imprensa sobre o alegado plano da Apple e afirmou que seria “inadmissível restringir a interação com carregadores”.
O relatório também salienta que a Comissão Europeia lembrou à Apple, em março, que “dispositivos que não cumpram os requisitos para o carregador único não serão aprovados no mercado da UE”.
A autoridade de Bruxelas pretende publicar um guia sobre a “interpretação uniforme” da diretiva da UE para carregadores uniformes até ao terceiro trimestre de 2023.
Outros artigos interessantes: