João Almeida volta a liderar a equipa da UAE Emirates no Giro d’Itália e ambiciona chegar ao pódio.
O ciclista português de 24 anos tem-se desdobrado em declarações a poucos dias do início da Volta a Itália. Em todas elas, João Almeida afirma sentir-se bem e procurar um grande resultado, numa prova em que “ficar nos três primeiros é o objetivo. Qualquer lugar do pódio me vai deixar muito feliz, mas se ficar em primeiro é claro que ficarei ainda mais feliz”, como disse ao DN.
O Giro começa este sábado com um contrarrelógio de 19,6 quilómetros na costa de Trabocchi, para acabar três semanas depois em Roma, depois de o pelotão ter percorrido um total de 3,482.3 quilómetros.
João Almeida é um dos ciclistas apontados como possível vencedor, mas o favoritismo vai para o campeão do mundo Remco Evenepoel da Soudal – Quick Step, e para o esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma.
O chefe de fila da equipa da UAE Emirates considera que o facto de existirem uns super-favoritos lhe tira pressão: “À partida todos são candidatos, mas que existem uns mais do que outros. Essa situação pode favorecer-me e tornar a corrida mais dura, a pressão por parte da comunicação social também é menor, porque vai ser distribuída por todos e tudo depende como vier a ser feita a seleção dos melhores.”, como afirmou ao jornal A Bola.
O percurso deste ano é novamente muito duro e tem dois contrarrelógios e uma crono-escalada na última etapa antes da consagração em Roma.
Outros artigos interessantes: